sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal





Boas festas pessoal!

Então, o Natal já passou e as pessoas agora estão à espera da passagem de Ano. Foi um grande Natal apesar de estarmos longe das pessoas que geralmente estão conosco. É claro que a tecnologia (skype) sempre ajuda a minimizar as conseqüências dessa distância. A noite de Natal por aqui, como não podia ser diferente, estava gelada em torno de 4 graus. Essa temperatura baixa influencia diretamente em alguns aspectos tradicionalmente vistos no Brasil, o tradicional churrasco ao ar livre com cerveja não se vê por aqui, a ausência total de pessoas nas ruas, todas nas suas casas bem fechadas com os aquecedores ligados é quase uma obrigação. Fora essas mudanças devido ao frio, o Natal aqui, como em qualquer lugar do mundo, é uma festa familiar onde o ponto alto é a ceia.

Sendo assim, esse ano, a nossa ceia foi tipicamente portuguesa. E, nesse caso, não podia faltar alguns pratos obrigatórios, como o bolo rei, o bacalhau e as frutas secas. Além desses optamos pelo bolo do Algarve como nossa sobremesa principal. Ah, não posso esquecer de mencionar também as deliciosas rabanadas. O ritual na cozinha começou à tarde na véspera de Natal, o prato principal bacalhau com natas (creme de leite) com batatas no azeite mereceu atenção especial. Sem esquecer dos acompanhamentos, uma deliciosa salada (parecida com uma salada russa) com macarrão, azeitonas, cenouras, fiambre, maçã, queijo, maionese e azeite. Além do arroz com amêndoas e avelãs e, claro, um excelente espumante. Já as sobremesas, o bolo rei e o bolo do Algarve resolvemos comprá-los por encomenda no restaurante. Os pistaches serviram como petiscos antes da refeição principal. Após a ceia a tradional abertura das prendas (os presentes).

Foi uma noite muito agradável, uma confraternização familiar muito especial, rimos, recordamos, festejamos e principalmente agradecemos. A nossa noite de consoada (como é chamada por aqui) com certeza não será esquecida.

Um grande abraço.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Dragon Force





Olá pessoal,

É incrível como o tempo realmente passa voando. No próximo dia 23 serão oito meses aqui no Porto, parece que foi ontem que chegamos em Portugal. O tempo passou tão depressa que as aulas do primeiro período, nas escolas, terminaram na última sexta-feira, ou seja, a partir de agora até o dia 5 de janeiro as escolas estão em período de "férias". Aqui em Portugal as escolas adotam em sistema de três períodos em cada ano letivo. O ano letivo começou dia 15 de setembro e terminou no último dia 19 de dezembro. O segundo período começa dia 5 de janeiro e vai até o dia 27 de março e o terceiro período inicia em 14 de abril até dia 19 de junho, quando encerra definitivamente o ano letivo e começam as ditas "férias grandes" durante o verão. Basicamente as universidades também acompanham o mesmo calendário acadêmico.

Hoje foi um dia muito agradável e de muita diversão principalmente para o Lucas. Aconteceu nas dependências da Escola de Futebol do Clube do Porto (Vitalis Park) o encerramento das atividades para esse ano. As novas dependências da escola foram inauguradas em setembro com o projeto Dragon Force e é preciso dizer que as instalações são excelentes. Esse centro de treino do clube para atletas infantis/juvenis conta com campos em piso sintético, ótimos balneários (vestiários), campo para futebol de areia e um café com uma bela esplanada (terraço). É possível, com esse espaço, ter 200 garotos por hora a jogar futebol. Então hoje a tarde houve uma confraternização para os alunos e muito futebol.

Além da escola Dragon Force irá acontecer a partir de amanhã o primeiro Campo de Férias do Vitalis Park. Esse evento, que irá decorrer nos dias 21, 22 e 23 os garotos terão uma série de atividades. Visitas ao Estádio do Dragão (FC Porto), campeonatos, esportes radicais, teatro, cinema e muita socialização entre os alunos. A "festa" começa amanhã quando os alunos irão assistir ao jogo do Porto contra o Marítimo pela Liga Portuguesa de Futebol.

O Lucas está muito empolgado e ansioso para começar o campo de férias. Mesmo chegando hoje no final do dia muito cansado promete estar novinho amanhã para participar das atividades.

Um forte abraço

sábado, 13 de dezembro de 2008

Decoração de Natal




Saudações pessoal!

O Natal se aproxima e as cidades do mundo todo já apresentam suas decorações natalinas, o clima nas ruas está diferente. Aqui no Porto não podia ser diferente e confesso que em relação ao nosso Brasil aqui, como em todo o hemisfério Norte, o clima frio dá um toque especial, principalmente à noite. E ontem resolvemos sair pelas ruas do Porto para curtir a cidade. Afinal de contas as ruas estão muito bonitas, as lojas todas abertas, ou seja, toda a gente passeando.

Na Avenida dos Aliados, a principal avenida do Porto, há uma série de opções para as crianças, inclusive um rinque de patinação. As árvores estão todas iluminadas e a Câmara do Porto, esse ano, colocou bem em frente ao seu edifício um sino gigante todo iluminado. É sempre muito agradável andar pela avenida e ontem realmente estava especial. A noite estava muito bonita apesar de bem fria, a temperatura estava por volta dos 8 graus. Há um palco também na avenida para que no próximo final de semana aconteçam alguns shows. Aliás a programação para o final de ano está repleta de opções. São desfiles nas ruas, shows nos teatros, na Casa da Música, no Coliseu do Porto e ao ar livre.

Saímos da Avenida dos Aliados e fomos passear pela Rua Passos Manuel, outra rua bastante movimentada e com muitas luzes e cores. Essa rua tem uma intersecção com a Rua Santa Catarina essa, sem dúvida, a rua de maior movimento no Porto. Inclusive à noite e nos finais de semana eles impedem a passagem de carros, o que transforma a rua num grande calçadão. Aí as pessoas podem passear, olhar as vitrines (as montras, por aqui), tomar algo ou mesmo comer em um dos vários Cafés ou mesmo no mais famoso Café do Porto, o Magestic. A rua está realmente muito bonita! Não posso deixar de mencionar também a decoração dos supermercados, aliás, essa sim uma decoração muito atrativa. Os bolos rei, as frutas secas, chocolates, tortas maravilhosas, enfim, de dar água na boca.

Bem, a cidade está muito bonita mesmo. O Natal está aí mesmo batendo à porta e nós já estamos nos organizando para nossa ceia que, como não podia ser diferente, será tipicamente portuguesa.

Um grande abraço a todos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Éclair e Sandes de Leitão



Saudações Portuenses!

Por aqui tudo vai muito bem, obrigado. Na semana passada a chuva resolveu aparecer, tivemos dias muito cinzentos e chuva durante boa parte da semana. O frio continua e como estamos há poucos dias do inverno a tendência é esfriar mais. A decoração de Natal já transformou a cidade e o visual está realmente muito bonito.

Bem, na última sexta-feira estive novamente na Universidade de Coimbra para uma reunião. O objetivo foi avaliar o andamento dos trabalhos junto com os professores do departamento de Bioquímica de Coimbra. A reunião foi muito produtiva e a avaliação foi muito positiva. É sempre muito agradável ir a Universidade de Coimbra. A universidade fica na parte alta da cidade, onde despontam suas construções imponentes emprestando um ar muito peculiar a essa cidade universitária. Gosto muito de andar pelo Campus, por entre as ruas estreitas pavimentadas com pedras e apreciar o movimento frenético dos alunos nessa que é a universidade mais antiga de Portugal (1290).

Fomos a Coimbra na sexta-feira por volta das 13h, eu e o Professor Rui Camacho, meu orientador. E como Coimbra fica a apenas uma hora de carro resolvemos parar para fazer um lanche na conhecida região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos encorpados e pelo Leitão à Bairrada, no distrito de Mealhada à 17 km de Coimbra. Há um lugar muito famoso nessa região, às margens da A1 (auto-estrada), conhecido pelas suas sandes de leitão. Aqui em Portugal as sandes são os sanduiches. Mas, nesse caso, o ingrediente principal é o famoso leitão da Bairrada.

Hummm...essa sandes realmente é muito boa. A carne do leitão é muito tenra e saborosa, e eles capricham mesmo no recheio, a porção de carne é muito generosa. Além disso, o pão é muito gostoso, eles não usam o pão tradicional de sanduíche e sim um pão muito parecido com as tradicionais massas caseiras. Degustamos essa maravilhosa sandes e seguimos rumo à Coimbra. Mas, tenho que confessar que na volta para o Porto, resolvemos passar por lá novamente. Só que, dessa vez, comprei as sandes para trazer para casa. Afinal de contas eu não podia ser egoísta e apreciar essa delícia sozinho.

Apesar de já estarmos aqui quase 8 meses ainda temos muito para descobrir da maravilhosa cozinha portuguesa. São pratos muito saborosos aleḿ, é claro, dos doces portugueses. Por falar em doces, se vier a Portugal não deixe de provar o conhecidíssimo e irresistível Éclair (nome francês), um doce feito com recheio de natas e cobertura de chocolate...hummmm...demais!

Abraços e até a próxima