quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Confraternização




Saudações portistas!

Isso mesmo, saudações PORTISTAS. Não vamos confundir com saudações PORTUENSES. Portuense é o nome que se dá as pessoas que nascem na cidade do Porto, já portista é como são conhecidos os adeptos (ops..torcedores) do Futebol Clube do Porto. ;-)
Essas saudações são apenas para lembrar o bom resultado do Porto contra o Atlético de Madrid pela liga dos campeões (Champions League) na última terça-feira. Foi, sem dúvida, um bom resultado, empate em dois gols. Lembrando que o Porto jogou fora de casa. O jogo de volta será aqui no Estádio do Dragão. Se tudo der certo estaremos lá...Porto! Porto! Porto!

Bem, por aqui tudo corre muito bem, inclusive o clima de primavera realmente veio para ficar, pelo menos nas últimas duas semanas as temperaturas estiveram em torno de 20 graus e muito sol. A noite o friozinho é sempre bem vindo! E a noite, nos finais de semana, é importante confraternizar, tomando um bom vinho, alguns petiscos e porque não, pizza!

Já há algum tempo conhecemos outros brasileiros que estão por aqui fazendo doutorado e mestrado na Universidade do Porto. Com suas famílias ou sozinhos vieram para concretizar mais uma etapa nessa longa jornada acadêmica. E, sendo assim, as tradicionais confraternizações são inevitáveis. Lembranças, histórias, troca de informações, risadas, dicas e até algumas lamentações fazem parte dos encontros entre os brazucas. Brazucas e portugueses, já que as novas amizades são sempre bem vindas, e isso torna os encontros mais interessantes, pois as visões e as opiniões sobre uma variedade de assuntos são bem mais enriquecedoras quando compartilhadas por pessoas com realidades diferentes.

As fotos são da última "Pizzaiada" na casa da Cinthia e do Lucival, pessoal de Brasília.

Abraços e até a próxima!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval




Saudações lusitanas!

É isso mesmo, já estamos no carnaval! Hoje, sábado de carnaval, o dia aqui no Porto amanhaceu muito bonito, muito sol e temperatura agradável. Saímos para dar uma volta e curtir a cidade. E para falar a verdade, só nos lembrávamos que estamos no carnaval pela decoração de algumas vitrines (as montras) e pela fantasia de algumas crianças que passavam por nós. É claro, que essa afirmação apenas faz sentido se compararmos as comemorações do carnaval daqui com as do Brasil. Afinal de contas, no Brasil, já no início de janeiro somos "bombardeados" com anúncios e propagandas sobre o carnaval e durante o período oficial da festa não fala-se em outra coisa. Aqui tudo é mais tranquilo.

Na sexta-feira, na escola do Lucas, houve uma pequena comemoração, um desfile dos alunos caracterizados para lembrar o carnaval. Também pudemos ver algumas crianças fantasiadas desfilando pela cidade. No entanto, nada de samba enredo, evoluções ou passistas. Mas há algumas cidades, como Ovar, muito próxima do Porto, onde o carnaval é bastante conhecido por aqui. Carros alegóricos, passistas, enfim, o tradicional desfile de carnaval.

Hoje, inclusive, na academia (ginásio, por aqui) que a Kenia frequenta as pessoas foram convidadas a praticar exercícios em clima de carnaval. Aliás essa academia tem uma estrutura excelente e, melhor ainda, fica muito próxima ao nosso apartamento. No início foi a natação, musculação e sauna. Nos últimos meses os tradicionais body pumping, jumping e cicle. É, a Kenia não pára mesmo!

Mas vivendo aqui, em pleno inverno, realmente faz me pensar que o carnaval, do jeito que é comemorado no Brasil, não faz muito sentido por aqui. O carnaval está muito associado ao verão. Os desfiles das escolas de samba, os bailes de carnaval são sinônimos de temperaturas altas. E isso destoa muito do clima europeu. Aqui estamos mais para o carnaval veneziano.

Grande abraço e até a próxima.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados




Saudações portuenses!

Bem, agora sobrou um tempinho para escrever, afinal de contas já faz algum tempo desde a última postagem. Por aqui o sol retornou com todo o esplendor, desde quarta-feira o astro rei "retornou" ao Porto. E as temperaturas subiram consideravelmente com máximas de 18 graus. As noites ainda continuam frias, cerca de 5 graus o que, particularmente, é excelente.

Hoje (sábado) é comemorado aqui o dia dos namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, o Valentine's Day. No Brasil comemoramos no dia 12 de junho. Para os que não sabem, no Brasil comemoramos no dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro) que, aliás, é um santo português.

Dia dos namorados, final de semana, temperaturas mais altas, perfeito para abrir uma garrafa de espumante. E porque não abrir um Cordon Negro Brut. Esse vinho é produzido pela vinícola Freixenet, uma das mais renomadas e maiores vinícolas da Espanha, similar em qualidade, tamanho e importância a France's Moet & Chandon. Esse tipo de vinho é conhecido como Cava, por ser produzido na região do mesmo nome (cava é um vinho espumante espanhol cujo método de produção é equivalente a champagne Francesa - méthode champenoise). O que acontece é uma dupla fermentação onde a segunda ocorre na própria garrafa.

Pelas informações, esse vinho é recente no mercado brasileiro e a garrafa custa cerca de R$ 60,00. Aqui, uma garrafa desse néctar custa pouco mais de 5 euros.

Então, vamos comemorar...feliz dia dos namorados!

Grande abraço.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lulas Recheadas


Olá pessoal,

Já estamos em fevereiro, o tempo está passando cada vez mais rápido! Por aqui a chuva não dá trégua, entramos na terceira semana com tempo chuvoso e as previsões indicam chuva, ainda, até o dia 10. No entanto, esse clima não é uma exclusvidade de Portugal, a Europa toda tem enfrentado um inverno bastante rigoroso, muito frio, neve e chuva. Hoje por exemplo, o dia amanheceu com chuva e muito vento.

Hoje também, a Kenia resolveu inovar mais uma vez e tivemos lulas recheadas no almoço. Eu, particularmente, sou um grande apreciador de lulas, mas nunca havia experimentado as tais lulas recheadas. Sinceramente não me lembro de ter visto lulas recheadas em supermercados e peixarias aí no Brasil (pelo menos não em Tubarão-SC). Você pode, é claro, comprá-las inteiras e depois recheá-las. Mas aqui é possível comprá-las já recheadas, o que facilita bastante o modo de preparo. E o recheio, de carne, é muito saboroso. Sem contar o preço bastante convidativo. Para ter uma idéia, você compra 10 lulas, uma quantidade generosa, por cerca de 6 euros. Bem, bom preço aliado a um excelente sabor não é possível resistir.

As lulas foram refogadas em um molho irresistível, especialidade da minha Blonde Chef, e servidas com arroz e uma salada mista. Tudo isso, é óbvio, regado a um bom vinho tinto. Tenho de admitir que esse clima é um convite a boa mesa. E boa mesa é que não falta por aqui. Seja nos restaurantes ou mesmo at home.

É isso, os trabalhos estão correndo muito bem. O Lucas já está no segundo período na escola, aliás, as notas do primeiro período foram muito boas. A Kenia está super adaptada e gostando muito daqui, enfim, estamos todos muito bem.

Um grande abraço.