domingo, 29 de março de 2009

Estádio do Dragão




Saudações portuenses!

Hoje começou o horário de verão ou, como já ouvi, terminou o horário de inverno. Bem, tanto faz, o que interessa é que já adiantamos em uma hora os relógios. Sendo assim, agora são 4 horas de diferença entre os horários de Portugal e do Brasil. Mudança de horário e final do segundo período na escola. Sexta-feira foi o último dia de aula do segundo período. Agora começam as férias de Páscoa e o Lucas só retorna dia 13 de abril, quando começa o terceiro e último período.

Ontem pela manhã o Lucas participou de um campeonato na escola de futebol. A manhã estava bem agradável e as temperaturas estavam mais baixas do que nos últimos dias, o que deixou a noite de sábado bem fria. Mas, apesar de fria, a noite ficou "quente" pelos lados do Estádio do Dragão. E nós também fomos incentivar a Seleção Portuguesa contra a Suécia. Afinal de contas o jogo contava para as eliminatórias do mundial de 2010. Muita festa, muito incentivo, mas os suecos resolveram complicar a vida dos portugueses e o jogo terminou empatado sem gols. Não foi um bom resultado para os portugueses mas ainda há esperanças de classificação. Mas com certeza valeu pelo espetáculo.

Na semana que passou uma declaração feita pelo presidente Lula sobre a crise financeira mundial repercutiu bastante aqui na Europa. Durante a visita do primeiro ministro britânico ao Brasil, Lula disse que a culpa da crise é de "gente branca com olhos azuis". Nem preciso dizer que muita gente aqui na Europa não gostou muito. De qualquer forma, fiquei sabendo que tenho na família uma responsável pela crise, quem diria...

Grande abraço.

sábado, 21 de março de 2009

Faculdade de Ciências







Saudações!

Apesar de estar vinculado a Faculdade de Engenharia (FEUP) tenho ido com frequência a Faculdade de Ciências (FCUP) que, aliás, fica distante da FEUP. A Universidade do Porto é divida em 3 polos: Polo 1, no centro da cidade que abriga algumas faculdades e a Reitoria. Polo 2, onde está localizada a Faculdade de Engenharia dentre outras. De onde moro tenho que pegar o metrô ou ônibus (auto-carro) para chegar ao Polo 2. E, por último o Polo 3, que fica no Campo Alegre, onde estão outras faculdades, dentre elas a Faculdade de Ciências. Para chegar lá, no meu caso, só de ônibus.

Tenho ido a FCUP para reunir-me com meus orientadores, já que o gabinete de um deles é na FCUP, o Prof. Vitor Costa. Isso mesmo, orientadoreS, tenho três orientadores, o Prof. Rui Camacho (FEUP), o Prof. Rui Brito (Universidade de Coimbra - Departamento de Química) e o Prof. Vitor Costa.

A Faculdade de Ciências possui os departamentos de Botânica, Ciência de Computadores, Física, Geologia, Matemática Aplicada, Química, Zoologia/Antropologia e Engenharia das Ciências Agrárias. O departamento de Ciência de Computadores, além da licenciatura, possui mestrados e programas doutorais, além de unidades de pesquisa e desenvolvimento.

Aqui cabe um esclarecimento, a licenciatura, aqui em Portugal, é o grau acadêmico de nível superior, o que nós no Brasil chamamos de bacharelado. No Brasil a licenciatura refere-se a habilitação para professores de Ensino Fundamental e Médio. Por sua vez, o bacharelado aqui em Portugal, corresponde a uma formação, digamos "inferior" com duração de três anos. No entanto, esse grau tende a acabar devido a reorganização do sistema de ensino superior decorrente do Processo de Bolonha.

As fotos são da Faculdade de Ciências e do IBMC - Instituto de Biologia Molecular e Celular.

Grande abraço.

terça-feira, 17 de março de 2009

John Jameson




Saudações portuenses!

Mais uma semana que começa com temperaturas altas aqui no Porto. Durante as últimas semanas as temperaturas máximas ficaram em torno de 25 graus. As vitrines já exibem roupas mais leves e os casacos já não são vistos pelas ruas da cidade. Céu azul e calor, sinais de que a Primavera se aproxima. E por falar nisso, chegamos no ano passado justamente na Primavera, pois é, o tempo passa...

E durante todo esse tempo, como já mencionei várias vezes aqui, pudemos nos deliciar com os sabores dos vinhos portugueses, foram vários, tenho que admitir. Aliás, eu e a Kenia temos o hábito de colecionar as rolhas dos vinhos que tomamos. E aqui não é diferente, vamos levar a nossa coleção portuguesa para juntarmos a nossa lá no Brasil. Inclusive resolvemos contá-las e, até agora, temos 146 rolhas (rolhas dos vinhos que tomamos apenas em casa).

Além do vinho não posso deixar de mencionar uma outra bebida que aprecio muito, a "água da vida". Esse é o significado da palavra gaélica "uisge beatha" que deu origem a palavra whisky. Uma bebida com mais de 500 anos. Particularmente tenho que tecer elogios ao whiskey irlandês John Jameson. Aliás a grafia da palavra na Irlanda (whiskey) é diferente da utilizada na Escócia (whisky) e que se tornou mundialmente conhecida.

A destilaria Jameson (http://www.jamesonwhiskey.com), localizada em Dublin, produz o Jameson desde 1780. E o grande diferencial dos whiskeys irlandeses é a sua tripla destilação. Algo que, segundo seus produtores, define a suavidade do sabor. E tenho que admitir que o sabor desse whiskey é notável e deixa um aftertaste agradável. Há um toque de doçura na boca, sem que se perca o sabor marcante do malte, ou melhor, da "mistura luxuosa de maltes com notas de baunilha" como os grandes conhecedores o definem.

É realmente uma grande bebida com um sabor todo especial pois além de ser ótima ainda faz-me lembrar de Dublin de uma maneira muito agradável. E depois há o valor que, aqui, é muito atrativo pouco mais de 11 euros. No Brasil, cerca de 90 reais. E nada melhor do que o consumo em casa, onde se pode relaxar e apreciar a qualidade da bebida.

Um grande abraço.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Trabalhos


Saudações portistas!

Pois é, o FC Porto está nas quartas-de-final da Champions League, foi um grande jogo apesar do empate sem gols. Agora, na luta pelo título, estão Manchester United, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Barcelona, Bayern, Villarreal e, claro, o Porto. Vamos a isso!

Bem, agora sobrou um tempinho para escrever algo. Durante as últimas semanas não tive muito tempo em função dos trabalhos e dos prazos. Mas felizmente há grandes progressos e isso é o que importa, o trabalho começa a dar frutos. Na semana passada tivemos a confirmação de aceite de um paper que submetemos a uma conferência na Espanha (Salamanca) - Third International Workshop on Practical Applications of Computational Biology & Bioinformatics (IWPACBB'09) - http://iwpacbb.usal.es. Os trabalhos continuam a todo vapor, pois ainda temos planos para outras conferências e os deadlines estão aí. Por isso, mãos à obra!

Um grande abraço.