sábado, 30 de maio de 2009

Serralves





Saudações portuenses!

Típico dia de verão aqui no Porto, 31 graus! Sim, céu azul e muito calor. Acho que esse ano teremos um verão a sério no Porto.

Acordamos com muita disposição e resolvemos visitar o Museu Serralves, um museu de arte contemporânea com coleções portuguesas e internacionais. Mas não é só isso, o museu está localizado no Parque de Serralves. São 18 hectares de área, com muito verde, uma natureza exuberante com paisagens lindas. E neste final de semana acontece a sexta edição do Serralves em Festa. Uma festa cultural que teve inicio hoje (sábado) às 8h e só termina amanhã (domingo) às 24h. São 40 horas de festa non-stop. A festa conta com mais de 80 eventos e envolve cerca de 300 artistas. Espera-se que cerca de 80 mil pessoas passem pelo Parque de Serralves durante esse final de semana. Um show mesmo de cultura e diversão! E o que é melhor, TUDO gratuito.

Aliás durante esse final de semana a cidade respira cultura e diversão para todos os gostos. A feira do livro continua na Avenida dos Aliados, no Palácio de Cristal a exposição sobre a invasão francesa no Porto e ainda várias atividades para as crianças. Afinal de contas na segunda-feira é comemorado o Dia da Criança (1 de junho).

Então é só aproveitar. Bom final de semana!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Feira do Livro





Saudações lusitanas!

Hoje as temperaturas resolveram subir mesmo, agora (18h40) está 25 graus com céu de brigadeiro. Maio aproxima-se do fim e o verão está chegando.
Hoje começou, aqui no Porto, a 79º Feira do Livro e, dessa vez, o evento está acontecendo na Avenida dos Aliados, no centro do Porto (http://feiradolivrodoporto.pt/). Estivemos agora à tarde por lá, apenas uma passagem rápida, mas já foi possível perceber que os stands estão recheados de promoções e ótimos títulos. Até o dia 14 de junho será possível visitar a feira, ainda vamos fazer uma visita com mais calma.

Ah, para os amantes do futebol há um programa imperdível hoje. A final da Champions League (Manchester x Barcelona) direto do estádio Olímpico em Roma. Por aqui essa partida é destaque nos jornais de hoje e, com certeza, Portugal vai estar ligado na telinha a partir das 19h45.

Tiramos uma foto muito criativa na estação Termini em Roma. Uma maquete do Coliseu feita com garrafas da cerveja Heineken, patrocinadora da Liga dos Campeões. Muito legal!

Bem, daqui a pouco vai começar o jogo...grande abraço.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Roma






Ciao a tutti!

É isso aí pessoal, acabamos de retornar da Itália (Roma). Foi mais uma viagem fantástica. Embarcamos sábado pela manhã com destino a Barcelona. Sim, dessa vez precisamos fazer uma conexão em Barcelona, pois a Ryanair não têm vôos diretos para Roma. Nada de mais, cerca de uma hora e meia entre o Porto e Barcelona e depois mais uma hora e quinze e pronto, siamo arrivati a Roma. A Cidade Eterna recebeu-nos com céu azul e muito calor. Foram dias perfeitos!

Ficamos hospedados em um hotel muito próximo a estação Termini, aliás, essa estação ferroviária é a maior da Europa. A localização era excelente, pois foi possível visitar todos os pontos turísticos a pé, sem precisarmos recorrer aos transportes públicos. Diga-se de passagem, essa é a melhor forma de conhecer os locais, é muito mais agradável e acabamos por conhecer pontos da cidade que, normalmente de ônibus ou metrô, não seria possível.

Bem, o que falar de Roma, ou melhor, como descrever Roma? Uma cidade em constante movimento, caótica até, em determinados aspectos. Uma cidade imponente, milenar, que exala cultura e história em suas praças, monumentos, ruínas e construções. Uma cidade que desperta sentimentos intensos e contraditórios. Sentimentos de irritação e raiva, quando o assunto é o seu polémico e desorganizado trânsito, decepção, quando deparamo-nos com algumas de suas construções pichadas e locais onde a limpeza deixa a desejar; e sentimentos de êxtase e admiração, quando estamos diante de seus monumentos e suas obras de arte, e profunda reverência a sua história milenar. Roma é assim, "ame-a ou deixa-a".

Porque não começar pela famosa e mais conhecida fonte do mundo "La Fontana di Trevi". Uma babel de línguas, máquinas fotográficas buscando o melhor ângulo, expressões de admiração e surpresa, enfim, pessoas maravilhadas diante dessa magnífica obra construída em 1735. Os detalhes das esculturas são incríveis, destaque para a estátua do deus Netuno no centro da fonte...espetáculo!

Seguimos em direção a Piazza Navona, umas das mais famosas praças de Roma. Com suas três fontes, outras magníficas obras de arte, e com belas construções ao redor de toda a praça. Um ambiente único e muito agradável, além de muito bonito. O destaque aqui é, sem dúvida, sua fonte central uma obra de Bernini, a "Fontana dei Quattro Fiumi".

Depois de apreciar e "degustar" a bela praça, nosso destino era a Praça de São Pedro no Vaticano. Mas, antes ainda, tivemos o prazer de passar por outros pontos maravilhosos. Entre eles, o Pantheon, um edifício construído na época greco-romana em 27 a.C. e o espetacular Castelo de Sant'Angelo à margem do rio Tibre, na saída da ponte Sant'Angelo. A própria ponte já é esplêndida. Definitivamente não é possível descrever a sensação de atravessar a ponte sobre o Tibre e chegar a frente desse imponente castelo que fica a poucos metros do Vaticano.

Depois do castelo percorremos mais alguns metros e já estávamos na Praça São Pedro que estava cheia, era domingo, e o Papa tradicionalmente faz a benção as 12h. Apesar da quantidade de pessoas não precisamos esperar muito tempo para entrar na Basílica. Apenas uma pequena fila para passar pelo sistema de segurança. Bem, aí é impossível não ficar literalmente boquiaberto, o interior da basílica é impressionante. Não consigo pensar em nada para comparar com o que se pode observar lá dentro. Além do seu tamanho que já impressiona, há as esculturas magníficas, aliás, já na entrada à direita é possível admirar uma das mais famosas obras de Michelangelo, "La Pietá". Nem precisa procurar muito pois os flashes e a quantidade de pessoas em volta da escultura denuncia que ali há algo de muito especial. As pinturas, detalhes no teto, piso, paredes, as sólidas colunas, o altar...enfim, é preciso estar lá. É preciso ficar por lá, durante algum tempo, perdido em emoções, "sentindo" o ambiente, interiorizando aquela paz e harmonia que está em todo o lado. É preciso ficar por algum tempo lá dentro. Por isso se for lá, não vá com pressa.

Quando saímos da basílica a praça já estava lotada, esperando o Papa aparecer para a benção, ficamos por lá, é claro. Afinal de contas, como dizem "ir a Roma e não ver o Papa" não pode ser. O Papa apareceu exatamente às 12h falou durante uns 20 minutos e a multidão extasiada aplaudiu fervorosamente.

Eu precisaria de mais algumas dezenas de páginas para escrever tudo que vimos e sentimos em Roma. De qualquer forma, não posso deixar de fazer uma referência a um dos maiores símbolos de Roma, o Coliseu. Que lugar incrível, que monumento extraordinário. Entramos, andamos pelos corredores, e era impossível não lembrar das imagens dos filmes, retratando as lutas entre gladiadores, ou mesmo as atrocidades com leões perseguindo pessoas num show sádico e insano que tanto atraía os antigos romanos para deleite de seus imperadores. Que sensação! Por falar em imperadores, o que dizer das ruínas do Foro Romano, que aula de história. Lembrei-me dos livros de história e das aulas, tantas vezes tediosas e nada motivadoras. E lá estavam dezenas de crianças com seus professores passando pelas ruínas e tendo uma verdadeira aula de história. Isso sim faz qualquer um apaixonar-se pela história.

Há pouco mais de dez anos tive o prazer de visitar Roma pela primeira vez. E como manda a tradição joguei uma moeda na Fontana di Trevi, pois segundo a crença, quem assim o faz retorna a Roma. Bem, lá estava eu novamente em Roma, agora com minha família. E para não fugir a regra, dessa vez, todos nós lançamos as moedas. Quem sabe?


Bem ragazzi, Roma é isso e muito, muito mais! Arrivederci!




quinta-feira, 14 de maio de 2009

Boas notícias



Saudações portistas!

É isso mesmo, o Futebol Clube do Porto é campeão! Ainda faltam duas rodadas para terminar o campeonato e mesmo assim o Porto já assegurou o título. Diga-se de passagem, pela quarta vez consecutiva (tetra-campeão). E nós, como bons adeptos (torcedores) do Porto, ficamos orgulhosos :-)

Bem, por aqui os trabalhos estão a todo o vapor e mais uma vez tivemos o aceite para publicação de um outro artigo. Desta vez no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2009) no Workshop de Informática Médica (WIM 2009). Não posso reclamar, as coisas estão correndo muito bem.

Ah, ontem terminei de ler o livro "A Cura de Schopenhauer" do mesmo autor de "Quando Nietzsche Chorou". Confesso que esperava mais do livro, talvez influenciado pela expectativa gerada depois de ter lido o primeiro. Preciso admitir que não sou "fã" de psicanálise. Talvez esteja até errado, pois nunca participei de um grupo ou realizei qualquer terapia individual. É uma opinião sem fundamentos dirão os especialistas. E, nesse caso, alguns podem até dizer que "na falta de argumentos" melhor se calar. Bem, de qualquer forma, digo isso pois o livro utiliza a terapia de grupo e detem-se demasiado, na minha opinião, a investigar o inconsciente das personagens utilizando tal recurso. Para não polemizar e não cruzar a fronteira entre a simples opinião e o disparate, fico por aqui. Mas o que mais gostei foi de conhecer um pouco mais sobre a filosofia de Schopenhauer (o filósofo pessimista).

As fotos são da Reitoria da Universidade do Porto e uma vista da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Um grande abraço.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reunião em Coimbra




Saudações lusitanas!

Sexta-feira...ufa! Essa semana foi uma correria, trabalho pra caramba! Mas quando os objetivos são alcançados a sensação de dever cumprido é muito boa. Começamos novos experimentos durante essa semana e detive-me durante dois dias para construir os datasets para podermos processar. Novas funções foram implementadas no software para mineração de estruturas químicas. Correção e revisão da versão final do artigo para o congresso. E outras coisinhas...
Os dias ficaram curtos e as madrugadas foram bem aproveitadas. Para encerrar a semana, hoje estivemos novamente na Universidade de Coimbra para definirmos os próximos passos e apresentar o software aos químicos.

Tudo em ordem, todas as tarefas cumpridas e renunião produtiva. Grande semana!

Ah, no domingo fomos tomar um café na "A Brasileira", um dos mais conhecidos cafés do Porto. Hoje administrado pela multinacional Caffè di Roma. Um local muito agradável e bonito, além de servir uma variedade incrível de cafés. Optamos pelo Café Viennese, uma mistura de café, creme e chocolate. E depois, é claro, uma passada pela livraria da FNAC para relaxar.

Grande abraço e bom fim de semana.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais trabalhos


Saudações portuenses!

Hoje recebi mais uma excelente notícia em relação aos trabalhos desenvolvidos por aqui. Tivemos mais um parecer favorável para outra publicação, desta vez, no Brazilian Symposium on Bioinformatics - http://www.inf.pucrs.br/~bsb2009/
Um evento de referência na área de bioinformática que desde 2005 tem por objetivo divulgar e discutir trabalhos de pesquisa na área. Além da apresentação do trabalho no simpósio, o artigo será publicado pela Springer como Lecture Notes on Bioinformatics (http://www.springer.com/series/5381). Uma subsérie da LNCS com trabalhos na área de bioinformática e biologia computacional.

Bem, os trabalhos continuam. Novos experimentos estão sendo feitos e os deadlines estão aí.

Abraços.