sábado, 27 de junho de 2009

Marselha





Saudações lusitanas!

Então pessoal, fizemos mais um grande passeio, uma viagem muito agradável e que, preciso confessar, nos surpreendeu muito. Estou falando da cidade de Marselha no sul da França. Diga-se de passagem, a segunda maior cidade da França. Resolvemos ir a Marselha para conhecer o litoral mediterrâneo francês e aproveitar o calor, é claro.

Admito que Marselha, pelo menos para nós, não nos dizia muita coisa. Digo em termos de grandes monumentos, museus, enfim, grandes pontos turísticos. Ledo engano. Para falar a verdade, a cidade de Marselha sempre lembrou-me duas coisas, o Olympique de Marseille, o clube de futebol francês, e La Marseillaise (A Marselhesa), o hino nacional da França. Mas Marselha é muito mais do que isso!

Voamos direto do Porto para Marselha, um vôo com duração de duas horas. Chegamos no Aeroporto Marseille-Provence, que fica cerca de 25km de Marselha. Do aeroporto pegamos um ônibus (shuttle) específico para o transporte de pessoas do aeroporto para o centro de Marselha na Estação de Trem (Gare Saint Charles), aliás esses ônibus tem os horários sincronizados com os hórarios dos vôos. Muito bom.

Ficamos hospedados em um hotel cerca de 15 minutos a pé da estação. Um hotel muito bem localizado, já que também fica à cerca de 200 metros do Veux Port (Antigo Porto) de Marselha, o local mais movimentado da cidade. E foi justamente no Veux Port que começamos nosso passeio por Marselha. O cais do antigo porto de Marselha é uma de suas maiores atrações turísticas, rodeado por bares e restaurantes que tornam o lugar muito movimentado e apreciado, principalmente em um final de tarde no verão. Do cais continuamos nosso passeio até o forte São Nicolau, a Abadia de Saint Victor e o Palais du Pharo. Lugares fantásticos, com destaque para os jardins do Palais du Pharo e o seu mirante com uma vista espetacular do porto antigo. Ficamos por ali durante algum tempo, curtindo a paisagem, apreciando cada detalhe, tirando fotos, enfim, registrando nas nossas memórias aquele visual maravilhoso. Ah, além do visual do porto antigo também é possível ver a Isla d'if, onde está localizado o Castelo d'if, uma antiga prisão que ficou famosa por ser a prisão do romance (filme) o Conde de Monte Cristo. Outro ponto turístico muito visitado.

Preciso falar também desse monumento fantástico que é a igreja Notre Dame de la Garde, localizada no ponto mais alto da cidade (a 162 m). Para chegar até lá foi um verdadeiro desafio, ruas íngremes e depois dezenas de degraus até a entrada da igreja. Mas, meus amigos, vale a pena. A vista é algo indescritível, uma visão panôramica de toda Marselha. Demais!

Bem, é necessário mencionar também a Catedral de Sainte-Marie-Majeure, uma verdadeira obra de arte e as fontes do Palais Longchamp, monumental. Mais uma vez não consigo descrever tudo que vimos e sentimos em poucas palavras. Além de tudo, passear pelas avenidas movimentadas e também pelas ruas estreitas de Marselha é uma experiência única. A cidade tem um misto de pequena vila medieval, quando estamos andando pelas suas ruas estreitas, e de uma grande metrópole quando cruzamos a Boulevard Canebière, uma de suas principais avenidas.

Marselha impressionou-nos positivamente e deixou um gostinho de quero mais. Se tivermos a oportunidade de voltarmos, com certeza, voltaremos.

Au revoir e um grande abraço.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Visita Brasileira








Saudações portuenses!

Então meus amigos, por aqui estamos todos muito bem. O verão chegou e, diga-se de passagem, chegou em grande estilo. Temperaturas elevadas e céu de brigadeiro.

Na última quinta-feira recebemos uma querida amiga. Não é que ela veio mesmo! Pois é, a Bia resolveu atravessar o Atlântico e tivemos o prazer de hospedá-la durante alguns dias aqui em casa. Fizemos um roteiro básico mas bastante interessante para que pudêssemos mostrar a ela um pouco do Porto. O tempo colaborou e fizemos um passeio maravilhoso. Além do Porto, ainda tivemos tempo para visitar a cidade de Guimarães. Mas essa visita não ficou marcada só por belos lugares, a tradicional culinária portuguesa também esteve presente.

Bacalhau com natas, bacalhau a Brás, alheiras, francesinha, salmão grelhado, bacalhau a Braga, enfim. Tudo isso regado, é claro, a ótimos Vinhos Verde e do Porto. Faltou tempo para explorar um pouco mais...rsrsrsrs. Falamos sobre o Porto, Portugal, a vida por aqui e também, como não podia ser diferente, das novidades na nossa Tubarão. Divertimo-nos muito durante esses dias, é sempre bom estar com pessoas de "alto astral". Na segunda-feira a Bia partiu rumo a Lisboa, nós não pudemos acompanhá-la pois já tínhamos outros planos agendados.

De qualquer forma, acabamos por dar algumas dicas sobre a capital portuguesa. Afinal, ela ainda teria mais alguns dias em Lisboa antes de retornar ao Brasil. Por falar nisso, há pouco recebemos uma ligação dela dizendo que o passeio em Lisboa também foi maravilhoso, até praia ela curtiu por lá...Amanhã (quinta-feira) pela manhã ela embarca rumo ao Brasil. Com certeza levará grandes lembranças da terra de Camões. Memória de momentos inesquecíveis que ficarão guardados nas fotos e na sua memória. Nas nossas também. Grande abraço querida Bia!

Até mais pessoal.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Publicação


Saudações portuenses!

As temperaturas resolveram subir novamente, essa semana começou com dias quentes, prenúncio do verão que aproxima-se. Hoje reavaliamos algumas etapas do trabalho e acabamos por definir outras. Afinal de contas temos prazos que precisam ser cumpridos para submetermos um paper a uma nova conferência.

Por falar em conferências, já está disponível o livro "Distributed Computing, Artificial Intelligence, Bioinformatics, Soft Computing and Ambient Assisted Living" publicado pela Springer (versão online). Uma coletânea de artigos científicos, dentre eles, o nosso artigo "Visually Guiding and Controlling the Search While Mining Chemical Structures" (disponível online).

Bem, por aqui a vida segue e apesar da crise, que agora já não é notícia de primeira página, não podemos nos queixar. Afinal de contas a inflação baixou pelo terceiro mês. Desde o início do ano os combustíveis já baixaram 14,7%, as frutas 9,2%, óleo e afins 8,2%, gás 7,7%, leite 5,2%, produtos farmacêuticos 4,2%, etc... Afinal não está tão ruim assim :-)

Grande abraço.



domingo, 14 de junho de 2009

Pessoas




Saudações lusitanas!

Depois de uma semana com dois feriados, a próxima promete ser de muito trabalho. Por aqui as temperaturas estão agradáveis. Apesar da proximidade do verão, não tivemos dias muito quentes no final de semana. Os jornais por aqui, nos últimos dias, tem dado destaque para a transferência do Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. As opiniões se dividem quando o assunto é o valor da transação, o assunto da semana foi, sem dúvida, a tal transferência.

Bem, hoje fomos almoçar na casa do Manuel e da Carla, uma família portuguesa muito simpática e acolhedora. No domingo passado eles estiveram aqui em casa também para almoçar. Uma família muito parecida com a nossa, aliás, até em número. Eles tem um filho quase da mesma idade do Lucas, o Igor. Passamos momentos muito agradáveis e divertidos. Boa mesa, pessoas simpáticas, risadas, troca de informações, isso tudo é muito prazeroso. Por falar em boa mesa, hoje provamos mais um prato da culinária portuguesa, o Arroz de Cabidela. Tenho que admitir, estava muito gostoso!

Eles moram em Rio Tinto, uma frequesia do concelho de Gondomar com cerca de 60 mil habitantes. Um local bastante agradável e tranquilo. Fomos de comboio (trem) em uma viagem que dura apenas 5 minutos. Isso mesmo, só 5 minutos! Almoçamos e passamos a tarde por lá, inclusive aproveitamos para conhecer alguns locais em Rio Tinto. Sempre fico impressionado com o cuidado e a atenção dedicada ao lazer da população, mesmo nessas pequenas localidades. Há um parque, com muito verde, com áreas para prática de esportes, futebol, tênis, natação (com uma respeitável piscina térmica de 25m). Acabo surpreendendo-me pois penso que nós, no Brasil, não temos essa preocupação, pelo menos não da maneira como deveria ser. Em alguns casos, só podemos usufruir dessas instalações em clubes privados. É uma pena.

Foi um grande domingo. É sempre muito prazeroso passar bons momentos com pessoas agradáveis e simpáticas. Grande abraço família Silva!

Até a próxima.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Milão





Saudações portuenses!

Bem, como disse na última postagem, estivemos mais uma vez passeando pela Itália. Dessa vez, para visitar Bergamo e Milão. De Bergamo pegamos um comboio (trem) direto para Milão. Uma viagem tranquila e barata, cerca de uma hora e 4,20 euros por pessoa.

Milão é a segunda maior cidade italiana, em termos de população, e também um grande centro comercial, industrial e financeiro. Aliás, é fácil perceber a agitação e movimentação pelas ruas da cidade, o trânsito intenso, as centenas de turistas, a quantidade enorme de esplandas de inúmeros restaurantes ao longo das principais avenidas.

Chegamos na Estação Porta Garibaldi, de lá resolvemos ir caminhando até o centro da cidade. Um percurso de cerca de 20 a 30 minutos. É o tipo de caminhada que mesmo que durasse uma ou duas horas não seria perceptível. Sempre gostamos de fazer esse tipo de passeio, andar pelas ruas, sentir o clima do lugar, apreciar os detalhes, enfim, curtir cada momento.

Nosso objetivo era chegar a Piazza Duomo, o coração de Milão e o lugar mais procurado pelos turistas. Bem, mas até chegar lá passamos por algumas lojas que, para os mais abastados e amantes da "moda" é uma tentação, Armani, Gucci, Chanel, Valentino, Fendi e outras. Não é por acaso que Milão também é considerada uma das capitais da moda. Mas é preciso que se diga que apesar de todo o glamour de Milão pude constatar que as palavras sofisticação e simplicidade andam de "mãos dadas" nessa grande metrópole, ao contrário do que pensam muitas pessoas. Os tais ilustres desconhecidos, os habitantes provincianos de algumas cidades da Terra Brasilis.

Então, chegamos a Piazza Duomo. Que sensação! Logo foi possível vislumbrar o Duomo di Milano, um monumento belíssimo dedicado a Santa Maria Nascente. Uma construção em estilo gótico impressionante. Sem dúvida, uma obra de arte. Tiramos aquelas fotos obrigatórias e entramos na igreja, afinal de contas precisávamos ver o interior, não menos belo do que a parte externa. Ficamos maravilhados com a grandiosidade e beleza. Apesar de já estarmos habituados as belezas das igrejas que tivemos a oportunidade de entrar durante todas as viagens que fizemos, é sempre uma obra de arte diferente, os detalhes, o ambiente, enfim, não sei explicar, mas é diferente. Para falar a verdade o interior lembrou-me muito o Mosteiro da Batalha em Portugal. Os mais entendidos irão dizer, é claro ambas seguem o estilo gótico, pois é, deve ser por isso.

Depois de "degustar" cada minuto em que estivemos lá dentro. Saímos para apreciar a bela praça. Ah, não posso esquecer de mencionar a Galeria Vittorio Emanuelle, também uma obra de arte, belissíma! Um dos cartões postais de Milão. A galeria faz a conexão entre a Piazza Duomo e o Teatro Alla Scala. Uma construção impressionante coberta com cúpulas de vidro e afrescos, um comércio intenso de lojas famosas que conserva um charme envolvente.

Peço desculpas por ser repetitivo, mas não posso, novamente, descrever Milão em poucos parágrafos. Apenas posso tentar compartilhar um pouco daquilo que sentimos. Milão, Roma, Bergamo, enfim, a Itália é um país apaixonante.

Um grande abraço, arrivederci!

domingo, 7 de junho de 2009

Bergamo







Saudações lusitanas!

Então, fizemos mais um passeio pela Itália. Dessa vez, optamos por visitar a cidade de Bergamo, na região da Lombardia. Uma cidade pequena com cerca de 114 mil habitantes, tranquila, aconchegante e muito bonita. Voamos direto do Porto para o aeroporto Orio al Serio em Bergamo. A cidade de Bergamo está dividida em duas partes, Cidade Alta (Città Alta) e Cidade Baixa (Città Bassa). A cidade alta é um antigo feudo medieval, com ruas estreitas, todas pavimentadas com pedras e com alguns locais cercado por muralhas, uma cidade fantástica. Uma cidade perfeita para passeios a pé, aliás, a regra aqui é deixar-se perder pelas ruas e descobrir ao acaso suas belas construções. Mapa? Esqueça!

Ah, mas a aventura de descobrir a cidade alta começa bem antes, no funicular (teleférico). Ficamos hospedados na cidade baixa (a cidade moderna) e por isso para chegarmos a cidade alta era preciso utilizarmos o funicular que, de 10 em 10 minutos, faz o trajeto entre as cidades baixa e alta. Durante o trajeto de 5 minutos (uma pena ser tão pouco) é possível ter uma vista privilegiada da cidade baixa, um espetáculo. O ponto central da cidade alta é a Piazza Vechia, um espaço maravilhoso, muito bonito, rodeado por construções antigas e muito bem preservadas, alguns restaurantes com belas esplanadas, uma pequena e charmosa fonte ao centro, criam um ambiente muito acolhedor. Logo ao lado da praça estão o Batistério, a Capela Colleoni e a basílica de Santa Maria Maggiore. Lugares de visita obrigatória, uma aula de história e um presente para os olhos e para alma, já que são verdadeiras obras de arte.

Outro lugar fantástico, na cidade alta, é conhecido como Rocca, um castelo medieval, hoje sede do Museu Histórico. Rodeado por um lindo jardim com cores e aromas indescritíveis e vistas espetaculares da parte baixa de Bergamo. Apesar de não ser um dos destinos mais procurados pelos turistas, Bergamo é, sem dúvida, um lugar imperdível. Passear pelas ruas estreitas cheias de lojas, restaurantes, construções antigas, igrejinhas e belos jardins é algo inesquecível.

E a noite chega e revela mais uma bela surpresa, vista da parte baixa, a cidade alta iluminada e magestosa rouba todas as atenções. É impossível não ficar longos momentos apreciando a paisagem e viajando no tempo. Ficamos realmente muito surpreendidos com essa cidade, até certo ponto, desconhecida e pouco explorada. É um dos destinos que deveria constar como obrigatório em qualquer viagem pela bella Itália.

Mas dessa vez, nós queríamos um pouco mais e como Bergamo fica a apenas uma hora de trem de Milão não poderíamos deixar de visitá-la. Mas isso fica para a próxima postagem...

Grande abraço e ótima semana a todos.