domingo, 19 de julho de 2009

Rumo ao Brasil


Saudações portuenses!

Então pessoal, depois de 16 meses morando em Portugal chegou a hora de regressar ao Brasil. Sim, é uma volta prematura. Pois a intenção era permanecer em terras lusitanas até o final desse ano. No entanto, é necessário cumprir compromissos no Brasil e isso deve ser respeitado. Ontem e hoje foram dias para arrumar malas, organizar documentos, fazer lista de tarefas, enfim, uma correria. E não há remédio, sempre voltamos com mais coisas do que trouxemos, o que aumenta a dor de cabeça. Afinal de contas há limites de volume e peso para a bagagem. Caso contrário, paga-se o excesso :(

Embarcamos amanhã rumo ao Brasil, com um misto de sentimentos muito difícil de explicar. Uma mistura de euforia, ansiedade e tristeza. Vivemos momentos inesquecíveis, muitos dos quais relatados aqui mesmo no blog, onde tentei partilhar com os nossos leitores um pouco daquilo que sentimos. Momentos que, sem dúvida, ficarão gravados em nossas memórias, uma verdadeira experiência de vida, que não seria possível sem as pessoas que conhecemos e pudemos compartilhar essas emoções. Aprendemos muito durante esse período, em todos os sentidos. Tenho plena certeza que também deixaremos boas recordações com as pessoas com as quais nos relacionamos, da mesma forma como elas também marcaram nossas vidas.

Não vou citar nomes, mas preciso agradecer a simpatia, o profissionalismo e a amizade do pessoal do LIAAD, o laboratório onde trabalhei durante esse tempo. Pessoas maravilhosas e muito competentes. Senti-me muito à vontade e posso garantir que o empenho demonstrado por essas pessoas é contagiante. Os nossos amigos portugueses e brasileiros que tivemos o maior prazer de passar momentos muito agradáveis. Os profissionais da Escola Pires de Lima, que tiveram o maior carinho a atenção com o Lucas. Ah, como não agradecer as pessoas de muito "alto astral" do Central Health Club, a academia (ginásio) que a Kenia frequentou durante esses meses e também fez várias amizades. Enfim, todas as pessoas que, em algum momento, fizeram parte dessa nossa trajetória aqui em Portugal.

Por último, mas não menos importante, um sincero agradecimento e um forte abraço para os professores Rui Camacho, Vitor Santos Costa e Rui Brito (meus orientadodores) e os colegas Nuno Fonseca e Carlos Simões. Pessoas que estiveram mais próximas durante a execução dos trabalhos.

Muito obrigado a todos e espero, sinceramente, continuar mantendo contato com todos vocês.

Para terminar e se permitirem-me quero citar (e modificar ligeiramente) uma frase que sempre marcou-me e que agora faz muito sentido e expressa o que estamos sentindo.

A mente que se abre a uma nova aventura jamais volta ao seu tamanho original.

A frase original:
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original". - Albert Einstein

Grande abraço e até a próxima postagem, já no Brasil :-)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Amigos



Saudações portuenses!

Então, dando sequência a série "visita de amigos", no último final de semana recebemos aqui em casa nossa amiga Denise. Ela passou o final de semana conosco e depois resolveu dar uma volta pelo sul de Portugal, conhecer as praias do Algarve. Afinal de contas verão, aqui em Portugal, é sinônimo de Algarve :-)

A Denise é nossa conterrânea, mas mora há dois anos em Dublin (Irlanda). E como a temperatura média do verão na capital irlandesa, segundo a Denise, fica em torno de 14 graus, ela resolveu aproveitar as férias para fugir do frio e curtir a praia. Como sempre, nos divertimos, relembramos histórias, trocamos informações sobre os dois países (Irlanda e Portugal) e, como é inevitável, surgem também as comparações com o nosso Brasil. Foi um final de semana bem agradável. Nesse momento ela deve estar curtindo as praias do sul, pois só retorna à Irlanda no dia 25. Grande beijo Denise e tudo de bom para você!

Ah, em outras oportunidades, lembro-me de ter falado sobre os vinhos, comentei sobre o bom whiskey Jameson, das cervejas, enfim. Dessa forma, não seria justo, deixar de falar da sangria. Uma bebida feita com vinho tinto, suco e pedaços de frutas e muito gelo e, em algumas regiões, adicionam-se ervas aromáticas como a hortelã e outras bebidas como aguardente. Uma delícia, sem dúvida! Com a chegada do verão é uma ótima opção. Em alguns supermercados é possível encontrar a bebida pronta, bastando adicionar as frutas.

"Sangria sabe bem no verão!". Acho que aqui vale uma pequena explicação. Afinal de contas, nós brasileiros, raramente usamos o verbo saber com significado de "sabor" e sim como sinônimo de "conhecer". Em Portugal, ao contrário, é bastante comum. Como por exemplo, "A comida sabe bem". Vivendo e aprendendo.

Grande abraço e até a próxima

terça-feira, 14 de julho de 2009

Consulado Brasileiro

Saudações portuenses!

Ontem precisei ir ao Consulado do Brasil aqui no Porto. Desde que chegamos em Portugal foi a primeira vez que estive por lá. Não foi o primeiro contato, pois já havia feito dois ou três contatos por e-mail, diga-se de passagem, sem sucesso. Nunca passaram-me a resposta para as minhas dúvidas :(

Bem, o horário de atendimento é das 9 às 14h diariamente. Ah, com direito a pausa para o almoço quando ficam apenas dois atendentes para uma multidão de usuários. Foi uma experiência deprimente, para não dizer outra coisa. Muita desorganização, burocracia exagerada e, infelizmente, muito mal humor. Apenas para autenticar dois documentos fiquei esperando cerca de duas horas. Quando finalmente fui atendido, deram-me um papel onde constava o valor que eu deveria pagar na agência do Banco do Brasil que fica em um outro edifício cerca de duzentos metros do consulado. Depois de pagar eu precisaria aguardar até as 16 horas para obter os documentos autenticados. Cheguei às 11h, fui atendido às 12h50, consegui pagar por volta das 13h40 (a agência só tem um caixa) e depois esperar até às 16h. Simplesmente horrível.

Fiquei decepcionado, afinal de contas, é a instituição oficial que representa nosso país no exterior. Não sei como funciona o atendimento em outros países. Mas, infelizmente, aqui no Porto deixa a desejar. Há que se levar em consideração que não são só os brasileiros que procuram o Consulado do Brasil, por isso deveríamos mostrar um pouco mais de simpatia e organização. Isso também contribui para uma imagem positiva do Brasil.

Grande abraço e até a próxima.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Verão


Saudações portuenses!

Por aqui as férias já começaram, pelo menos para o pessoal das escolas e universidades. Eu continuo trabalhando, temos ainda alguns prazos para cumprir nesse mês de julho. O verão que começou com altas temperaturas, nas últimas semanas tem apresentado dias com temperaturas mais amenas. Nada que afaste o pessoal das praias. Aliás a praia é definitivamente o lugar mais procurado pelos portugueses no verão. Principalmente as praias do sul, na região do Algarve.

Estivemos na praia há dois finais de semana para dar um volta e aproveitar o calor. Diga-se de passagem, tinha muita gente por lá. No último final de semana, principalmente ontem, no domingo, choveu pela manhã e as temperaturas caíram. Nada que tivesse atrapalhado nossos planos, pois já tínhamos marcado um almoço em casa com amigos. O Lucival e a Cinthia, com seus dois filhos Gabriel e Luíza estiveram aqui em casa. Tivemos uma tarde muito agradável, boa conversa, boa mesa e dessa vez, para variar um pouco, optamos pela cerveja.

Um grande abraço.