segunda-feira, 19 de maio de 2008

Guimarães e Braga

G




Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês. Aqui em Portugal tudo ótimo. Mais um final de semana e mais uma vez fomos visitar outras cidades aqui da terrinha. Na sexta-feira (16) fomos a Guimarães. Fizemos o nosso roteiro matinal básico, tomamos o café (pequeno-almoço, como dizem por aqui) e fomos caminhando até a Estação de Campanhã, de onde saem os trens (os comboios). A estação fica a 15 min do nosso apartamento. De trem levamos cerca de 1 hora para chegar a Guimarães. A cidade se orgulha por ter sido lá que Portugal nasceu. A cidade faz parte da Região do Minho, fica mais ao norte de onde estamos. E para ter uma idéia é uma cidade candidata a capital européia da cultura em 2012 e o centro histórico da cidade foi considerado patrimônio mundial pela UNESCO. Passear por Guimarães foi impressionante, cidade de origem medieval do século X. No alto da cidade existe um castelo (Castelo de Guimarães) construído também no século X que inicialmente era um Mosteiro e acabou posteriormente a virar uma espécie de forte para proteger a cidade. É possível passear pelas ruínas do castelo e subir até o topo de onde a vista da cidade é muito bonita.
Mas gostoso mesmo é passear pelo centro histórico, pelas ruas estreitas da cidade de traçado tipicamente medieval, observar as construções antigas, as enormes igrejas que datam do século XV. Chegar a Praça de Santiago e o Largo da Oliveira, quase no meio do centro histórico, é o ponto alto do passeio. Vários restaurantes e cafés com suas mesas colocadas nas ruas formando uma bela paisagem. Resolvemos almoçar em um desses restaurantes e posso garantir a vocês que é imperdível. Comida maravilhosa, farta e com ótimos preços, tudo isso regado, é claro, por um vinho verde muito bom. Visitamos também o museu Alberto Sampaio. É de cair o queixo! Muito próximo de Guimarães fica Braga, com um passado histórico também grandioso, considerada a capital eclesiástica do país. Fomos visitar Braga no sábado (17). Muitos turistas pelas ruas, nos museus, nas praças, principalmente a Praça da República que é um dos pontos mais visitados em Braga.
Eu poderia escrever páginas e páginas sobre essas cidades, sobre suas histórias, cultura, sobre as várias atrações, enfim adoramos os dois passeios e mais uma vez recebemos uma aula de história e cultura ao vivo.
E o que também acaba sendo muito bom é que viajar de trem dentro de Portugal é muito bom, tranqüilo e barato. Para se ter uma idéia gastamos para ir e voltar a Guimarães 10 euros. Pagamos o mesmo preço para visitar Braga.
Tivemos excelentes referências sobre as cidades do Norte de Portugal. Como estamos morando aqui mesmo no norte, resolvemos explorar um pouco o resto dessa região. Começamos com Guimarães e Braga. Nos próximos finais de semana vamos continuar visitando as outras cidades do norte.

2 comentários:

Cris Cascaes disse...

Olá pessoinhas queridas!
Vejo que este foi mais um final de semana de passeios invesquecíveis!
Acho que no final da viagem dá pra escrever um livro viu Max?
Fico feliz que estejam bem!!!
Um abraço a todos! Saudades!

Cris.

Unknown disse...

Boa Tarde Cris, Sou Brasileira 56 anos e meu marido é um senhor reformado, engenheiro.Moramos atualmente em SC Joinville Brasil.Estamos a procurar um apartamento para nos mudarmospara Braga, meu marido possui dupla cidadania. Estamos meio perdidos quanto aos bairros na cidade. Gostamos de um lugar com um bom comércio,mas nao muito barulhento.Poderia nos auxiliar dando-nos algumas dicas? Obrigada.
Márcia
gualano@terra.com.br