sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Munique




Alles gut?

É isso aí pessoal, acabamos de chegar da Alemanha (Munique). A viagem foi demais, passamos ótimos momentos em Munique durante essa semana. Voamos, mais uma vez com a Ryanair, rumo a Frankfurt na última segunda-feira pela manhã. Como essa empresa aérea não faz vôos diretos para Munique fomos obrigados a fazer uma escala em Frankfurt. Os vôos da Ryanair não pousam no aeroporto principal de Frankfurt e sim no chamado Frankfurt (Hahn), um aeroporto construído especificamente para receber vôos de empresas low-cost. Nesse aeroporto é necessário pegar um ônibus para um dos grandes centros próximos a Frankfurt, nós fomos para a estação principal de Mainz e, aí sim, pegamos um trem para Munique.
Munique é fantástica! Uma metrópole que, no entanto, consegue manter sua identidade romântica, artística e tranqüila através de suas paisagens, seus jardins magníficos, suas construções antigas e suas lindas praças. Chegamos com temperatura em torno dos 8 graus, nosso hotel estava muito bem localizado, muito próximo a estação de Munique (Munique Hauptbahnhof), a poucos metros do coração da cidade e apenas 3 quadras do Theresienwiese, o parque onde acontece a Oktoberfest.

Logo que chegamos fomos dar uma volta pela cidade para sentir o "clima" de Munique. Era comum vermos as pessoas vestidas tipicamente para a Oktoberfest e muita agitação. Fomos fazer um lanche e não podíamos deixar de experimentar o pretzel (algo tipicamente alemão). Estava muito frio e com possibilidade de chuva por isso resolvemos voltar ao hotel para
descansarmos. Na outro dia pela manhã tínhamos um encontro com um grande amigo alemão que conheci há muitos anos durante um estágio que fiz na Alemanha (na cidade de Zwickau). Marcamos o encontro em um dos pontos turísticos de Munique, a fonte na Karlplatz (Stachus). Lá estavam o Heiko e a sua família. Apresentações, afinal de contas da última vez que nos vimos ambos éramos solteiros, saudações, lembranças, boa conversa, enfim passamos o dia todos juntos passeando e conhecendo Munique. No final da tarde tivemos que nos despedir pois o Heiko tinha outros planos e nós também. Afinal de contas não tínhamos, ainda, ido a famosa Oktoberfest de Munique. Pois então, lá fomos nós.

O que dizer sobre a Oktoberfest (http://www.oktoberfest.de/en/index.php), sinceramente é uma tarefa quase impossível descrevê-la em poucas linhas. Um parque enorme onde estão instaladas 14 grandes tendas (entenda-se por tendas, construções gigantes decoradas tipicamente com capacidade para cerca de 10 mil pessoas), um parque de diversão com várias atrações e centenas de barracas menores vendendo produtos típicos da festa, muita comida e bebida. Não é necessário pagar nada para entrar na Oktobertfest, todos os acessos são livres. A festa abre oficialmente todos os dia a partir das 10h30, mas durante a noite é que a festa fica magnífica, muitas luzes, muita gente, muita música e muita organização. Indescritível mesmo é quando você entra nas tendas onde para se conseguir lugar para sentar, deve-se reservar com meses de antecedência. Muita comida e bebida. Cada tenda uma cervejaria diferente, é só escolher. Ache um lugar para sentar e em seguida alguém vem atender. E, como me disse um dos atendentes, não é necessário linguagem alguma (portanto se você não fala alemão ou inglês, idiomas "oficiais" na Oktoberfest) basta levantar o polegar que um litro de cerveja rapidinho estará na sua mesa, ou em um alemão simples: Ein mass, bitte.

Mas Munique não é só Oktoberfest. Há lugares incríveis para se visitar, seria impossível falar de todos, no entanto, não posso deixar de fazer referência ao coração da cidade na maravilhosa praça Marienplatz, o Englischer Garten, que é um parque lindo e maravilhoso, o Hofbräuhaus com seu Bier Garten, o parque Hofgarten que quando passamos pelo seu centro havia um músico tocando violoncelo de forma esplêndida, a residência e o teatro do Kaiser, enfim, é tudo muito bonito. Além das paisagens, não é possível ir a alemanha e não experimentar o tradicional bratwurst e einsbein.

Tivemos apenas contratempos na quinta-feira quando retornamos ao Porto, pela falta de pontualidade dos trens alemães, algo que poderia parecer inacreditável, mas aconteceu tanto na ida para Munique quanto na volta para Frankfurt onde pegamos o avião de volta para o Porto. A Deutsch Bahn - empresa responsável pelos trens na Alemanha - realmente deixou a desejar quando o assunto foi a pontualidade.

É isso aí, mais outra viagem inesquecível. Bis bald!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Início das Aulas


Olá pessoal!

Ora pois, as aulas do Lucas começaram hoje. Enfim, acabou a moleza.
Estivemos no colégio hoje pela manhã. Aqui, no primeiro dia de aula, todos os alunos acompanhados por seus pais ou responsáveis são convidados a ir a escola para as boas vindas. O diretor nos recepcionou e, além das boas vindas, recebemos algumas informações sobre o funcionamento da escola. Todos os alunos do quinto ano são novos na escola, já que funcionam os segundos e terceiros ciclos, como são chamadas aqui em Portugal as séries de 5a. a 9a. São 7 turmas no quinto ano, o Lucas ficou na turma G.

Logo após a recepção e as informações do diretor da escola, cada turma dirigiu-se a uma sala específica acompanhada pelo chamado diretor de turma, um professor responsável pela turma. Obtivemos várias outras informações, conhecemos os alunos da sala do Lucas e seus respectivos pais. Achei muito organizada a recepção e quando recebemos o horário das aulas fiquei também surpreendido, afinal de contas o horário é bem puxado, chegando a ter seis aulas pela manhã e duas ou três aulas a tarde.

As aulas têm início às 8h15 e encerram às 13h15 e dois dias por semana, a tarde, também há aulas, cuja duração vai das 15h10 até 17h. Algumas disciplinas são novidades como, por exemplo, as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Área de Projetos, Estudos Acompanhados e Educação Musical. Além dessas, as tradicionais, em princípio, recebem maior importância como Inglês com 4 aulas semanais e Educação Física que, aqui, possui livro didático. Tivemos uma excelente primeira impressão, isso é ótimo!

Agora o ritmo está acelerado para o Lucas. Afinal de contas, na última quarta-feira à noite (20h) começaram os treinos na escola de futebol do Clube do Porto. Esses treinos são semanais. Além dos treinos também há a natação mais duas vezes por semana.
Agora tem que se virar Lucão!

Forte abraço.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Red Bull Air Race





Saudações portuenses!

Cá estamos novamente, dessa vez para falar do Red Bull Air Race (http://www.redbullairrace.com) que aconteceu no último final de semana aqui no Porto. O campeonato regressou ao Porto, que sediou a penúltima etapa do mundial. São oito etapas (Abu Dhabi, San Diego, Detroit, Rotterdam, Londres, Budapeste, Porto e Perth). O final de semana foi marcado pelas qualificações que ocorreram no sábado e, segundo informações oficiais, levou cerca de 350 mil pessoas as margens do Rio Douro. No domingo aconteceu a corrida e um número incrível de pessoas 650 mil, ou seja, 1 milhão de pessoas as margens do Rio Douro, no final de semana, para ver os pilotos fazendo manobras muito radicais, em um percurso de pouco mais de 1 minuto, chegando a uma velocidade de 400 Km/h.

Já na quinta-feira a tarde fomos assistir aos treinos livres. Afinal de contas, a cidade já respirava o evento. Notícias nos jornais, telejornais e muitos comentários por toda a cidade. Mas no sábado, com um céu de brigadeiro, pudemos realmente ter a sensação de estarmos em um evento realmente grandioso. Mas antes, é claro, a aventura de encontrar o melhor lugar para assistir as qualificações.

Esperamos nossos amigos brasileiros que moram em Guimarães (cidade bem próxima do Porto), a Jana e o Phillipe e, por volta das 12h fomos em direção a Ribeira. Primeiro passamos pela Sé, não era tão ruim a visão, mas resolvemos descer. Ao chegarmos na Ribeira já havia muitas pessoas e praticamente nenhum bom lugar para assistirmos. Logo mais a frente outra igreja, alguns degraus e mais uma parada. Começam as qualificações e ainda não estávamos satisfeitos. Pois bem, continuamos nossa procura rumo a Alfândega e agora sim, estávamos literalmente as margens do Douro com uma visão privilegiada. Algumas cervejinhas, batatinhas e lá estávamos nós, praticamente na área VIP. Realmente assistir aquelas manobras à uma pequena distância é algo incrível.

Terminada as qualificações resolvemos encerrar o sábado jantando no shopping Arrábida. Muitas risadas, muita animação e mais um sábado muito agradável no Porto.

Até a próxima.


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Lagos e Sagres




Saudações!
Bem, vou continuar falando um pouco mais sobre a região do Algarve, afinal de contas além de Albufeira estivemos também nas cidades de Lagos e Sagres.

A cidade de Lagos está localizada a uns 20 km de Albufeira. Fomos primeiro conhecer o centro histórico da cidade que, aliás, como tantas outras cidades tem uma história muito rica. Lagos é uma povoação marítima com mais de 2 mil anos e que, ganhou notoriedade, durante o período das grandes navegações. Lá existiu o primeiro mercado de escravos da Europa e ficamos sabendo também que todo o ouro vindo do Brasil colônia chegava em Portugal na cidade de Lagos e depois seguia para Lisboa. A cidade tem um ambiente muito aconchegante, com ruas estreitas, pequenas praças e um belo calçadão ao lado da marina.
Depois de conhecer o centro histórico fomos a um dos pontos turísticos mais visitados no Algarve, a Ponta da Piedade. Um monumento natural com várias formações rochosas com cerca de 20m dispersas no mar. O lugar é simplesmente mágico! É possível apreciar esse cenário fantástico do alto das formações rochosas ou descer por uma escada esculpida nas encostas e chegar bem perto das grutas que foram formadas ao longo do tempo. É fantástico!

Além de Lagos estivemos também em Sagres, que na realidade é um distrito de Vila do Bispo, uma região que vive em função da pesca. Ao chegar em Sagres tem-se a sensação de retroceder no tempo, uma vila com casas brancas ao longo da praia do Beliche, com pouco mais de 2000 habitantes. Aliás, essa praia é muito conhecida em Portugal pelo prática de esportes como surf e bodyboard. Mas o que mais chama a atenção em Sagres é o Cabo de São Vicente situado no extremo sudoeste de Portugal, o final da Europa Continental. Esse local era considerado o "fim do mundo" pois acreditava-se que não existia mais nada a partir dali, além do próprio mar. É possível apreciar uma vista maravilhosa do Atlântico por sobre um precipício de 60 metros com um imponente farol. Não é de se admirar que ali foi fundada a primeira escola de navegação pelos portugueses, o que impulsionou os descobrimentos. E foi só depois dos descobrimentos que o lugar não mais foi visto como o "fim do mundo".

É isso pessoal, belas paisagens, muita história, sensações incríveis. Se tiverem oportunidade, eu recomendo, visitem o "fim do mundo".....vale a pena!

Abraços.