sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Munique




Alles gut?

É isso aí pessoal, acabamos de chegar da Alemanha (Munique). A viagem foi demais, passamos ótimos momentos em Munique durante essa semana. Voamos, mais uma vez com a Ryanair, rumo a Frankfurt na última segunda-feira pela manhã. Como essa empresa aérea não faz vôos diretos para Munique fomos obrigados a fazer uma escala em Frankfurt. Os vôos da Ryanair não pousam no aeroporto principal de Frankfurt e sim no chamado Frankfurt (Hahn), um aeroporto construído especificamente para receber vôos de empresas low-cost. Nesse aeroporto é necessário pegar um ônibus para um dos grandes centros próximos a Frankfurt, nós fomos para a estação principal de Mainz e, aí sim, pegamos um trem para Munique.
Munique é fantástica! Uma metrópole que, no entanto, consegue manter sua identidade romântica, artística e tranqüila através de suas paisagens, seus jardins magníficos, suas construções antigas e suas lindas praças. Chegamos com temperatura em torno dos 8 graus, nosso hotel estava muito bem localizado, muito próximo a estação de Munique (Munique Hauptbahnhof), a poucos metros do coração da cidade e apenas 3 quadras do Theresienwiese, o parque onde acontece a Oktoberfest.

Logo que chegamos fomos dar uma volta pela cidade para sentir o "clima" de Munique. Era comum vermos as pessoas vestidas tipicamente para a Oktoberfest e muita agitação. Fomos fazer um lanche e não podíamos deixar de experimentar o pretzel (algo tipicamente alemão). Estava muito frio e com possibilidade de chuva por isso resolvemos voltar ao hotel para
descansarmos. Na outro dia pela manhã tínhamos um encontro com um grande amigo alemão que conheci há muitos anos durante um estágio que fiz na Alemanha (na cidade de Zwickau). Marcamos o encontro em um dos pontos turísticos de Munique, a fonte na Karlplatz (Stachus). Lá estavam o Heiko e a sua família. Apresentações, afinal de contas da última vez que nos vimos ambos éramos solteiros, saudações, lembranças, boa conversa, enfim passamos o dia todos juntos passeando e conhecendo Munique. No final da tarde tivemos que nos despedir pois o Heiko tinha outros planos e nós também. Afinal de contas não tínhamos, ainda, ido a famosa Oktoberfest de Munique. Pois então, lá fomos nós.

O que dizer sobre a Oktoberfest (http://www.oktoberfest.de/en/index.php), sinceramente é uma tarefa quase impossível descrevê-la em poucas linhas. Um parque enorme onde estão instaladas 14 grandes tendas (entenda-se por tendas, construções gigantes decoradas tipicamente com capacidade para cerca de 10 mil pessoas), um parque de diversão com várias atrações e centenas de barracas menores vendendo produtos típicos da festa, muita comida e bebida. Não é necessário pagar nada para entrar na Oktobertfest, todos os acessos são livres. A festa abre oficialmente todos os dia a partir das 10h30, mas durante a noite é que a festa fica magnífica, muitas luzes, muita gente, muita música e muita organização. Indescritível mesmo é quando você entra nas tendas onde para se conseguir lugar para sentar, deve-se reservar com meses de antecedência. Muita comida e bebida. Cada tenda uma cervejaria diferente, é só escolher. Ache um lugar para sentar e em seguida alguém vem atender. E, como me disse um dos atendentes, não é necessário linguagem alguma (portanto se você não fala alemão ou inglês, idiomas "oficiais" na Oktoberfest) basta levantar o polegar que um litro de cerveja rapidinho estará na sua mesa, ou em um alemão simples: Ein mass, bitte.

Mas Munique não é só Oktoberfest. Há lugares incríveis para se visitar, seria impossível falar de todos, no entanto, não posso deixar de fazer referência ao coração da cidade na maravilhosa praça Marienplatz, o Englischer Garten, que é um parque lindo e maravilhoso, o Hofbräuhaus com seu Bier Garten, o parque Hofgarten que quando passamos pelo seu centro havia um músico tocando violoncelo de forma esplêndida, a residência e o teatro do Kaiser, enfim, é tudo muito bonito. Além das paisagens, não é possível ir a alemanha e não experimentar o tradicional bratwurst e einsbein.

Tivemos apenas contratempos na quinta-feira quando retornamos ao Porto, pela falta de pontualidade dos trens alemães, algo que poderia parecer inacreditável, mas aconteceu tanto na ida para Munique quanto na volta para Frankfurt onde pegamos o avião de volta para o Porto. A Deutsch Bahn - empresa responsável pelos trens na Alemanha - realmente deixou a desejar quando o assunto foi a pontualidade.

É isso aí, mais outra viagem inesquecível. Bis bald!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal... que férias heim? hehe

Parabéns para a família, continua mandando notícias.

Abraços,
Edson