quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Lagos e Sagres




Saudações!
Bem, vou continuar falando um pouco mais sobre a região do Algarve, afinal de contas além de Albufeira estivemos também nas cidades de Lagos e Sagres.

A cidade de Lagos está localizada a uns 20 km de Albufeira. Fomos primeiro conhecer o centro histórico da cidade que, aliás, como tantas outras cidades tem uma história muito rica. Lagos é uma povoação marítima com mais de 2 mil anos e que, ganhou notoriedade, durante o período das grandes navegações. Lá existiu o primeiro mercado de escravos da Europa e ficamos sabendo também que todo o ouro vindo do Brasil colônia chegava em Portugal na cidade de Lagos e depois seguia para Lisboa. A cidade tem um ambiente muito aconchegante, com ruas estreitas, pequenas praças e um belo calçadão ao lado da marina.
Depois de conhecer o centro histórico fomos a um dos pontos turísticos mais visitados no Algarve, a Ponta da Piedade. Um monumento natural com várias formações rochosas com cerca de 20m dispersas no mar. O lugar é simplesmente mágico! É possível apreciar esse cenário fantástico do alto das formações rochosas ou descer por uma escada esculpida nas encostas e chegar bem perto das grutas que foram formadas ao longo do tempo. É fantástico!

Além de Lagos estivemos também em Sagres, que na realidade é um distrito de Vila do Bispo, uma região que vive em função da pesca. Ao chegar em Sagres tem-se a sensação de retroceder no tempo, uma vila com casas brancas ao longo da praia do Beliche, com pouco mais de 2000 habitantes. Aliás, essa praia é muito conhecida em Portugal pelo prática de esportes como surf e bodyboard. Mas o que mais chama a atenção em Sagres é o Cabo de São Vicente situado no extremo sudoeste de Portugal, o final da Europa Continental. Esse local era considerado o "fim do mundo" pois acreditava-se que não existia mais nada a partir dali, além do próprio mar. É possível apreciar uma vista maravilhosa do Atlântico por sobre um precipício de 60 metros com um imponente farol. Não é de se admirar que ali foi fundada a primeira escola de navegação pelos portugueses, o que impulsionou os descobrimentos. E foi só depois dos descobrimentos que o lugar não mais foi visto como o "fim do mundo".

É isso pessoal, belas paisagens, muita história, sensações incríveis. Se tiverem oportunidade, eu recomendo, visitem o "fim do mundo".....vale a pena!

Abraços.

Nenhum comentário: