sábado, 21 de março de 2009

Faculdade de Ciências







Saudações!

Apesar de estar vinculado a Faculdade de Engenharia (FEUP) tenho ido com frequência a Faculdade de Ciências (FCUP) que, aliás, fica distante da FEUP. A Universidade do Porto é divida em 3 polos: Polo 1, no centro da cidade que abriga algumas faculdades e a Reitoria. Polo 2, onde está localizada a Faculdade de Engenharia dentre outras. De onde moro tenho que pegar o metrô ou ônibus (auto-carro) para chegar ao Polo 2. E, por último o Polo 3, que fica no Campo Alegre, onde estão outras faculdades, dentre elas a Faculdade de Ciências. Para chegar lá, no meu caso, só de ônibus.

Tenho ido a FCUP para reunir-me com meus orientadores, já que o gabinete de um deles é na FCUP, o Prof. Vitor Costa. Isso mesmo, orientadoreS, tenho três orientadores, o Prof. Rui Camacho (FEUP), o Prof. Rui Brito (Universidade de Coimbra - Departamento de Química) e o Prof. Vitor Costa.

A Faculdade de Ciências possui os departamentos de Botânica, Ciência de Computadores, Física, Geologia, Matemática Aplicada, Química, Zoologia/Antropologia e Engenharia das Ciências Agrárias. O departamento de Ciência de Computadores, além da licenciatura, possui mestrados e programas doutorais, além de unidades de pesquisa e desenvolvimento.

Aqui cabe um esclarecimento, a licenciatura, aqui em Portugal, é o grau acadêmico de nível superior, o que nós no Brasil chamamos de bacharelado. No Brasil a licenciatura refere-se a habilitação para professores de Ensino Fundamental e Médio. Por sua vez, o bacharelado aqui em Portugal, corresponde a uma formação, digamos "inferior" com duração de três anos. No entanto, esse grau tende a acabar devido a reorganização do sistema de ensino superior decorrente do Processo de Bolonha.

As fotos são da Faculdade de Ciências e do IBMC - Instituto de Biologia Molecular e Celular.

Grande abraço.

Nenhum comentário: