terça-feira, 17 de março de 2009

John Jameson




Saudações portuenses!

Mais uma semana que começa com temperaturas altas aqui no Porto. Durante as últimas semanas as temperaturas máximas ficaram em torno de 25 graus. As vitrines já exibem roupas mais leves e os casacos já não são vistos pelas ruas da cidade. Céu azul e calor, sinais de que a Primavera se aproxima. E por falar nisso, chegamos no ano passado justamente na Primavera, pois é, o tempo passa...

E durante todo esse tempo, como já mencionei várias vezes aqui, pudemos nos deliciar com os sabores dos vinhos portugueses, foram vários, tenho que admitir. Aliás, eu e a Kenia temos o hábito de colecionar as rolhas dos vinhos que tomamos. E aqui não é diferente, vamos levar a nossa coleção portuguesa para juntarmos a nossa lá no Brasil. Inclusive resolvemos contá-las e, até agora, temos 146 rolhas (rolhas dos vinhos que tomamos apenas em casa).

Além do vinho não posso deixar de mencionar uma outra bebida que aprecio muito, a "água da vida". Esse é o significado da palavra gaélica "uisge beatha" que deu origem a palavra whisky. Uma bebida com mais de 500 anos. Particularmente tenho que tecer elogios ao whiskey irlandês John Jameson. Aliás a grafia da palavra na Irlanda (whiskey) é diferente da utilizada na Escócia (whisky) e que se tornou mundialmente conhecida.

A destilaria Jameson (http://www.jamesonwhiskey.com), localizada em Dublin, produz o Jameson desde 1780. E o grande diferencial dos whiskeys irlandeses é a sua tripla destilação. Algo que, segundo seus produtores, define a suavidade do sabor. E tenho que admitir que o sabor desse whiskey é notável e deixa um aftertaste agradável. Há um toque de doçura na boca, sem que se perca o sabor marcante do malte, ou melhor, da "mistura luxuosa de maltes com notas de baunilha" como os grandes conhecedores o definem.

É realmente uma grande bebida com um sabor todo especial pois além de ser ótima ainda faz-me lembrar de Dublin de uma maneira muito agradável. E depois há o valor que, aqui, é muito atrativo pouco mais de 11 euros. No Brasil, cerca de 90 reais. E nada melhor do que o consumo em casa, onde se pode relaxar e apreciar a qualidade da bebida.

Um grande abraço.

Nenhum comentário: