sexta-feira, 6 de junho de 2008

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Olá pessoal.
Ontem a tarde finalmente resolvemos nossa situação aqui em Portugal. Eu explico, até porque serve como dica se alguém estiver interessado em vir trabalhar ou estudar em Portugal.
Os brasileiros que venham visitar Portugal e permaneçam aqui até 90 dias não precisam de visto para entrar no país. No entanto, se for ficar mais do que 90 dias é necessário um visto. Sabendo disso, tive que ir ao Consulado de Portugal em Curitiba, pois o consulado de Porto Alegre só atende quem mora no Rio Grande do Sul e, infelizmente, em Santa Catarina não há consulado português (pelo menos não tinha até abril).
A quantidade de documentos necessários para conseguir o visto é enorme, confesso que entedendo a burocracia e a quantidade de documentos em função de algumas exigências da Comunidade Européia, da qual Portugal faz parte.
Depois de um bom tempo consegui o visto e fui informado que a Kenia (minha esposa) e o Lucas (meu filho) não precisariam de visto bastando apenas entrarem como turistas já que estariam comigo. Havia apenas uma recomendação, procurar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - http://www.sef.pt), aqui em Portugal, para regularizar nossa situação, já que o meu visto é válido por 120 dias e a Kenia e Lucas estavam como turistas.
Até aí tudo bem, eu já estava com os documentos necessários para fazer o pedido aqui no SEF e, inclusive, os documentos já haviam sido autenticados pelo Consulado Português. Logo que chegamos fiz conforme a recomendação do consulado, fui ao SEF e para minha infelicidade a dor de cabeça começou.
No SEF me deram vários formulários e disseram que eu deveria agendar (fazer uma marcação, como eles dizem aqui), por telefone, uma entrevista onde os formulários preenchidos deveriam ser entregues com vários outros documentos que eu já tinha apresentado ao consulado português no Brasil, (Ah, sem contar os 90 euros que deveriam ser pagos também).
Começa a maratona, tentar ligar para o SEF para agendar a entrevista. Sempre a mesma história, aquela gravação tocando uma música e eu esperando cerca de 20 a 30 minutos sem sucesso. Fiz isso durante uma semana até que resolvi enviar um e-mail para a Direção do SEF. No outro dia me ligaram agendando a tal entrevista.
Apenas para ter uma idéia de tempo, chegamos aqui dia 23/04 e ontem 05/06 fui atendido finalmente. E, infelizmente, constatamos que o atendimento no SEF é muito ruim também presencialmente. Muita burocracia, redundância de trabalho, mau humor e falta de educação para com os estrangeiros que vivem aqui.
Permitam-me fazer uma observação, essa má impressão restringe-se ao SEF exclusivamente, já que em outros locais sempre fomos muito bem recebidos por pessoas muito educadas.
Ah, mais uma coisa, os documentos que foram autenticados no Brasil (e foram pagos também, gastei cerca de R$ 280,00) não serviram pra nada!
Agora que tudo foi resolvido, espero, estamos aguardando nossas autorizações para residência que, segundo o SEF, devem ficar prontas daqui a 3 meses.

Vida de estrangeiro é assim.
Até a próxima.

Um comentário:

Kelly Schneider disse...

uixi, ainda bem que pra visitar não teremos esses problemas (rsrsrsrsr), nos aguardemmmm (rsrsrsrs).