domingo, 8 de junho de 2008

Verão no Porto

E aí pessoal, tudo certo?
É, finalmente, o verão chegou aqui no Porto. Depois de quase 2 semanas de céu nublado, frio e chuva, o sol apareceu e as temperaturas subiram. Ontem (sábado) aproveitamos para passear na Ribeira do Porto e no Cais de Vila Nova de Gaia, separadas pelo Rio Douro. Já estivemos lá antes, mas é sempre um passeio muito gostoso, a paisagem é muito bonita. Sem dúvida é um dos pontos turísticos mais visitados e para quem mora no Porto é uma alternativa bastante agradável, principalmente com sol e calor.
Dessa vez resolvemos visitar uma das Caves (vinícolas) em Vila Nova de Gaia. São mais de 20. A visita realmente vale a pena. É uma aula sobre o vinho do Porto, os guias falam sobre a história do vinho do Porto, sua produção artesanal e industrial, sobre as mais de 1200 castas de uvas, as sutis diferenças entre os tipos de vinho do Porto, temperatura mais adequada para consumir, enfim, uma verdadeira aula. Visitamos os depósitos onde estão as pipas que armazenam vinhos de 2, 5 e até 20 anos. E depois, a hora mais aguardada da visita, a degustação dos vinhos.
Depois da degustação tivemos uma tarefa sempre difícil, escolher um restaurante entre os vários que se encontram tanto na margem do Porto como em Gaia. Como decidimos experimentar comidas da culinária portuguesa resolvemos comer as famosas "Tripas a moda do Porto" tão faladas por aqui. Acabamos indo almoçar em um restaurante indicado pela revista Viagem aí do Brasil, inclusive há uma cópia da reportagem na entrada do restaurante. Posso garantir a vocês que não nos arrependemos, o prato realmente é muito bom!
Bem, eu não podia deixar de mencionar que o Euro 2008 (campeonato de futebol entre seleções européias) começou ontem (07/06). Portugal está em festa, principalmente, porque ontem a seleção portuguesa fez sua estréia. Telões estavam espalhados pela cidade, bandeiras penduradas nas sacadas, janelas e lojas. Os portugueses são tão fanáticos pela sua seleção como nós brasileiros. Não se fala em outra coisa por aqui além do Europeu 2008.
Decidimos assistir o jogo em casa tomando Super Bock (a maravilhosa cerveja portuguesa) e aperitivando azeitonas portuguesas deleciosas. Depois do jogo fomos a Avenida dos Aliados (centro do porto) para comemorar a vitória da equipa (é assim mesmo que se diz por aqui) de Portugal sobre a Turquia por dois a zero.

Saudações portuguesas.

SaMuCaO disse...

Dae Max...

Come um bacalhauzinho por nós daki de tuba... uahauaa