sábado, 30 de agosto de 2008

Albufeira





Hello Folks!
Bem, depois de uma semana de férias no Algarve estamos de volta ao Porto. Meus amigos, o sul de Portugal é simplesmente maravilhoso. As pessoas aqui no Porto já haviam nos falado muito bem da região do Algarve (região sul de Portugal), mas não há nada como estar lá para conferir.
No último domingo (24/08) pegamos o trem rumo a Albufeira, a cidade conhecida como a capital turística do Algarve. Como iríamos praticamente cortar o país de norte a sul optamos por um trem mais rápido, os chamados Alfa Pendulares (velocidade de 280 Km/h). A viagem do Porto até Albufeira dura cerca de 5 horas e meia. Chegamos em Albufeira exatamente às 11h44. Tão logo chegamos pegamos um taxi para o nosso hotel que, diga-se de passagem, era excelente. Na realidade são apartamentos com cozinha completa, sala e um quarto bastante amplos, tudo isso, é claro, patrocinado pela Coobrastur (www.coobrastur.com.br) - uma empresa brasileira que têm convênios com centenas de hóteis no Brasil, Portugal e Espanha. Vai aqui um comercial...rsrsrs....vale a pena!

Bastou dar uma volta pela cidade para percebermos que Albufeira é a região de Portugal onde quase não se fala português. Ingleses, irlandeses, alemães e holandeses são a maioria na cidade. A língua "oficial" da cidade é, definitivamente, o inglês. Esse clima cosmopolita cria um ambiente único, algo impossível de expressar com palavras, é preciso estar lá para sentir toda essa atmosfera incrível.

A costa algarvia é magnífica, são dezenas de praias com belas formações rochosas e águas transparentes. Tivemos a oportunidade de conhecer algumas dessas praias maravilhosas, banharmos nas águas límpidas e tomar sol nas areias das praias do Pescador, Oura e Santa Eulália, todas em Albufeira. Além de Albufeira também fomos conhecer Lagos e Sagres (mas isso fica para uma próxima...rsrsrsrs).

Além das praias, Albufeira tem um centro histórico muito bonito e movimentado. Todas as construções pintadas de branco com o mar azul à frente nos fazem lembrar das imagens e fotos das ilhas gregas das quais estamos acostumados a ver em anúncios de viagens. O Algarve sofreu uma forte influência árabe já que, durante cerca de 800 anos o Algarve ficou sob domínio mulçumano, inclusive os nomes Algarve e Albufeira são de origem árabe. Não posso deixar de mencionar também a gastronomia algarvia com destaque para os frutos do mar e os doces a base de amêndoas.

A noite em Albufeira é um capítulo à parte. Todas as ruas tomadas por pessoas e mesas de restaurantes e bares. Uma mistura de sons, de idiomas, de cores e sabores. Um ambiente extremamente democrático, onde há espaço para todos. Muita música, muita agitação e descontração ali mesmo nas ruas e nos bares com música ao vivo ou eletrônica. Basta você entrar em um dos diversos bares, pedir algo para beber, curtir a música, dançar e depois sair e entrar em outro logo em frente, sem se preocupar em pagar para entrar ou pagar a famosa e ridícula taxa de consumação tão comum nos bares no Brasil. Se você quiser entrar e apenas curtir a banda que está tocando, dançar um pouco, sem consumir nada, tudo bem. Assim é Albufeira, muito fixe!

Albufeira ô pá é do caraças!

Forte abraço.

Nenhum comentário: