![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo0t6LOru0Fiu9DZcDyF5oXJ2c5Hm2g5fsnUcnX2OU7KHsbrP4SralIvF4twJp1SOaqGDeR1vjNgU-TVMHo0pqeDsLmQqd4LJN6zuLIfFc1XuQ9uZ93o1HTHbQKryB5XiKV21kygBKt-Pu/s320/Alheira.jpg)
Saudações portuenses!
As temperaturas por aqui resolveram baixar nos últimos dias. O outono chegou e trouxe aquele friozinho gostoso, principalmente pelas manhãs e a noite. O clima está muito agradável e a cidade já tem aquele ar aconchegante típico da estação. Como há várias praças arborizadas, a chegada do outono torna-se evidente, pois as ruas já estão cobertas de folhas.
E sabe como é... não há como deixar de associar o clima frio a boa mesa. E sendo assim, não posso deixar de "compartilhar" com vocês um prato tipicamente português que tivemos o prazer de degustar. Aliás, depois de prová-lo foi impossível não repetir várias vezes. Estou a falar das famosas ALHEIRAS. Um embutido típico da culinária portuguesa feita com carne de porco, carne de aves, pão, azeite, alho e outras especiarias. Também podem ser feitas com carne de caça, as conhecidas alheiras de caça. É realmente uma delícia!
A alheira além de todo o seu sabor também tem uma origem histórica muito interessante. Esse embutido terá sido criado pelos cristãos novos (nome que se dava a um judeu convertido ao cristianismo). Mas alguns desses judeus convertidos ainda matinham em segredo a sua tradição e, segundo essa tradição, não é permitido o consumo de carne de porco. No entanto, eles queriam demonstrar a suposta conversão ao cristianismo e, então, inventaram um chouriço e substituíram discretamente a carne de porco por carnes de vitela, coelho, galinha ou peru. A alheira, dessa forma, lhes proporcionava uma certa segurança já que, supostamente estariam comendo carne de porco.
A alheira é originaria da região norte de Portugal (Tras-os-Montes) e pode ser consumida grelhada, assada ou frita com alguns acompanhamentos como batatas, couve, ovos e salada. É difícil encontrar um restaurante por aqui que não sirva alheiras. A mais famosa é oriunda de Mirandela, na região de Tras-os-Montes, considerada de melhor qualidade.
E para acompanhar essa divina iguaria portuguesa nada melhor do que um bom vinho. E aqui vai uma dica, há ótimos vinhos produzidos nas regiões do Alentejo, Dão e Douro. É só escolher o que melhor agrada ao paladar e bom apetite.
Até a próxima e um forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário