terça-feira, 14 de julho de 2009

Consulado Brasileiro

Saudações portuenses!

Ontem precisei ir ao Consulado do Brasil aqui no Porto. Desde que chegamos em Portugal foi a primeira vez que estive por lá. Não foi o primeiro contato, pois já havia feito dois ou três contatos por e-mail, diga-se de passagem, sem sucesso. Nunca passaram-me a resposta para as minhas dúvidas :(

Bem, o horário de atendimento é das 9 às 14h diariamente. Ah, com direito a pausa para o almoço quando ficam apenas dois atendentes para uma multidão de usuários. Foi uma experiência deprimente, para não dizer outra coisa. Muita desorganização, burocracia exagerada e, infelizmente, muito mal humor. Apenas para autenticar dois documentos fiquei esperando cerca de duas horas. Quando finalmente fui atendido, deram-me um papel onde constava o valor que eu deveria pagar na agência do Banco do Brasil que fica em um outro edifício cerca de duzentos metros do consulado. Depois de pagar eu precisaria aguardar até as 16 horas para obter os documentos autenticados. Cheguei às 11h, fui atendido às 12h50, consegui pagar por volta das 13h40 (a agência só tem um caixa) e depois esperar até às 16h. Simplesmente horrível.

Fiquei decepcionado, afinal de contas, é a instituição oficial que representa nosso país no exterior. Não sei como funciona o atendimento em outros países. Mas, infelizmente, aqui no Porto deixa a desejar. Há que se levar em consideração que não são só os brasileiros que procuram o Consulado do Brasil, por isso deveríamos mostrar um pouco mais de simpatia e organização. Isso também contribui para uma imagem positiva do Brasil.

Grande abraço e até a próxima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim encontro uma coisa que tenha desagradado do autor do blog ! porque pelo que li ! Se eu não fosse morador de Portugal acharia que este país era a última gota de coca cola no deserto ! Quando na verdade tem um milhão de coisas que o Brasil da de 10000 !

Crespo&Crespo disse...

GOSTARIA DE RELATAR A ESPLORAÇÃO DE TRABALHADORES NA CIDADE DO PORTO EM RESTAURANTE POPULARES. COMO TODO ESTRANGEIRO CHEGADO A POUCOS MESES EM PORTUGAL, PRECISEI URGENTEMENTE ENCONTRAR UM TRABALHO E ACABEI POR ME CANDIDATAR A UM EMPREGO DE BALCONISTA EM UM RESTAURANTE LOCALIZADO NA RIBEIRA. FIQUEI MUITO FELIZ POR TEREM ACEITO A MINHA CANDIDATURA E LOGO FUI CHAMADA AO TRABALHO. NO PRIMEIRO DIA O PATRÃO ME INFORMOU A DISPONIBILIDADE DE DOIS HORARIOS UM DAS 18:OO AS 23:30 HRS, E OUTRO DAS 10:OO ÀS 15:30 HRS. COMECEI POR ACEITAR O HORÁRIO NOTURNO. BEM, AO CHEGAR NO RESTAURANTE, NO BALCÃO EU NEM SI QUER CHEGUEI PERTO, FUI MANDADA A LAVAR PRATOS NA COZINHA ONDE LA PERMANECI TODO O HORÁRIO DE TRABALHO.´ÀS 00:00 HORAS CONSEGUI SAIR DA COZINHA E TROCAR DE ROUPA PARA FALAR COM O PATRÃO QUE NEM O MEU SALÁRIO ME INFORMOU, E AO PERGUNTAR-LHE ELE SEMPRE MUITO APRESSADAMENTE DIZIA QUE FALARIAMOS LOGO MAIS,EM SEGUIDA ME PERGUNTOU SE EU PODERIA IR TRABALHA NO DIA SEGUINTE NO HORÁRIO DA MANHÃ. CHEGUEI AS 10:00 HRS , MEU SEGUNDO DIA DE TRABALHO, TROQUEI DE ROUPA E AO SE APROXIMAR DO BALCÃO AO QUAL ERA MINHA FUNÇÃO DE CANDIDATURA , O PATRÃO ME PEDIU O FAVOR DE LIMPAR OS VIDROS DO SALÃO DE JANTAR DO PRIMEIRO ANDAR , TAL COMO O CHÃO . AO TERMINAR FUI DIRECIONADA A COZINHA NOVAMENTE ONDE PERMANECI ATÉ AS 16:00 HRS. A ESPOSA DO PATRºAO ME DISSE QUE EU TERIA DE VOLTAR AO RESTAURANTE AS 18:00 HRS PARA TRABALHAR, PORTANTO AFINAL, JA NÃO ERA UM TURNO E SIM DOIS E ASSIM O FIZ EU PRECISAVA DE DINHEIRO E NÃO TINHA MEDO DE TRABALHAR . TRABALHEI DESDE ENTÃO ATÉ AS 00:00 HRS NA COZINHA , A FAZER LIMPEZAS , A AJUDAR AS COZINHEIRAS DESCASCANDO BATATAS ENFIM...
FUI EXPLORADA!

Anônimo disse...

relmente,aqui no potugal nos brasileiros e brasileiras somos esplorados mesmo,eu so cozinheira porem quanto a trabalhar nesta pfs,lavei e limpei muita sujeiras fora a humilhaçao,trabalhei em um restaurante na maia que o chefe de cozinha me manda para baixa medica.de tanta maldade eu fiquei com uma depressao terrivel..tinha uma outra ajudante que era portuguesa,que ele ate batia..e falava que era brincadeira era um horror..e ela meu deus aceitava tudo e aquilo me deixou muito doente,porem gosto do portugal..mais so da para quem vem do brasil de ferias para passear com muito dinheiro..para trabalhar nao principalmente pessoas como eu que nao tenho estudo so humilde e ja tenho 49 anos..tenho mais dor no coraçao..por ter trazido minha filha ela sempre trabalho aqui de empregada de limpesa foi muito humilhada..meu deus...muito horror..agora estamos voltando para casa a nossa casa de nunca deviamos ter saido...nao levo nada do portugal ate para ir de volta..minha familia vai pagar a passagem..de tanto trabalhar de escrava...estou com a saude debilitada..isso e um desabafo sempre quis fazer isso....portugal nao tem culpa disso eu so a unica culpada por ter vindo...so vo disser mais uma coisa..para vcs portugueses que humilha e escravisa os brasileiros..vcs no brasil são tratados como reis..e pensa nao e so pelo euros que levam,porque ja nao vale muito viu..mais porque o povo brasileiro teme a deus..