quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Porto X Lisboa




Saudações portuenses!

Essa semana as temperaturas caíram muito por aqui, aliás em toda a Europa. Os jornais desde segunda-feira noticiam a tal "vaga de frio polar" que vem provocando mortes devido as temperaturas negativas em vários países europeus. Na Polônia, onde os termômetros desceram aos 25 graus negativos, morreram sete pessoas. Em Portugal, em algumas regiões do norte e nordeste, as temperaturas também estão negativas entre -4 e -7. Aqui no Porto hoje a temperatura máxima foi 7 graus com mínima de -2. O negócio é se agasalhar muito bem antes de sair de casa, até porque aqui, agora não há férias.

Bem, mas hoje resolvi escrever um pouco sobre as cidades de Lisboa e Porto, ou melhor, sobre algumas de suas particularidades que inevitavelmente causam rivalidades entre seus habitantes. Mas essas rivalidades são saudáveis e bem humoradas, com alguns exageros, é claro, quando o assunto é o futebol. Após algumas semanas aqui no Porto não foi difícil perceber que havia uma certa rixa entre os portuenses e os lisboetas, principalmente entre os adeptos (torcedores) do Futebol Clube do Porto e do Benfica (os conhecidos portistas e benfiquistas). Essa, sem dúvida, a causa das maiores e mais ferrenhas discussões. Mas essa rixa vai além do futebol.

Os portuenses, conhecidos como tripeiros no resto do país, orgulham-se de terem fornecido o nome ao próprio país, devido ao antigo nome da cidade Portucale. Aliás, são chamados de tripeiros, devido ao sacrifício que fizeram durante uma batalha pela conquista de Ceuta (1415) onde teriam oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando só com as tripas. Já os lisboetas, os mouros para os portugueses do norte - devido a ocupação árabe em Portugal, que se fez mais presente do centro para o sul do país, durante 800 anos e deixou influências culinárias, na arquitetura, costumes e até no idioma - orgulham-se de ser o centro político e econômico do país.

Os lisboetas acusam os portuenses de trocarem o "v" pelo "b" quando pronunciam as palavras, o que, como pudemos constatar, é uma verdade, sem generalizações é óbvio. Os portuenses dizem que os lisboetas são demasiados sisudos e quando o assunto é simpatia os tripeiros são campeões. Para além dessas pequenas diferenças, há as comparações inevitáveis no campo da gastronomia, arquitetura, cultura, arte, recursos naturais e até entre os Santos da casa (Santo Antônio em Lisboa e São João no Porto).

Apenas para nomear algumas: Há os rios, o Tejo em Lisboa e o Douro no Porto. Há as bebidas e os petiscos, a Ginjinha e os Pastéis de Belém em Lisboa, o Vinho do Porto e a Francesinha no Porto. Há os Palácios da Cultura, o Museu Serralves no Porto e o Centro Cultural de Belém em Lisboa. Há os grandes cafés, o Magestic no Porto e a Brasileira em Lisboa. As grandes livrarias, O Braço de Prata em Lisboa e a Livraria Lello no Porto. Enfim, aqui estão apenas algumas dessas particularidades e comparações que fazem dessas duas cidades lugares imperdíveis e fantásticos. Lugares que, com certeza, devem constar no roteiro de qualquer viajante que se aventure no velho mundo.

Recentemente foi lançado um livro, aqui em Portugal, escrito por dois autores portugueses, António Eça de Queiroz e António Costa Santos, que descreve de forma humorada e muito agradável essas diferenças, cada um defendendo a sua cidade, respectivamente o Porto e Lisboa. O livro, como não podia deixar de ser, tem um título bastante sugestivo: Porto x Lisboa - Uma batalha campal em livro.

E por aqui continuamos bem dispostos e muito felizes.
"Neste país espetacular onde somos mais tripeiros do que mouros" (Uma das frases da dedicatória que a Kenia fez quando presenteou-me com o livro).

Um grande abraço.




3 comentários:

lucas heerdt disse...

Sou tripeiroo...

Mia in Terra Latina disse...

As contas estão erradas : a conquista dos mouros foi de 711 Até 1250 em Portugal. São 500 anos e não 800 ! E Lisboa ainda foi conquistada um século antes.;-)

simplesmentepapel disse...

Mourooooooo