sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Paris







Bonne Année pessoal!

É isso mesmo, acabamos de retornar de Paris. Magnifique! Fantastique! Merveilleux! Esses são apenas alguns adjetivos que descrevem a cidade de Paris. Voamos na segunda-feira para Paris e, dessa vez, fomos com a Easyjet, outra empresa aéra low-cost cujo valor da passagem estava mais barato do que a Ryanair e também porque os vôos da Easyjet chegam no aeroporto principal de Paris (Charles de Gaulle) facilitando a locomoção para o centro da cidade. No aeroporto pegamos um trem RER (Réseau Express Régional) que faz conexão com as linhas de metrô de Paris. Levamos cerca de 45 minutos até chegar na estação do metrô de Raspail e voilà, o nosso hotel a 30 metros da estação. Melhor impossível.

Paris nos recebeu com chuva e muito frio, aliás durante toda a semana a temperatura máxima foi de 2 graus. Mas, o dia que parecia perdido devido a chuva nos brindou com um final de tarde surpreendente e inesquecível. A chuva fraca e gelada deu lugar a neve, pequenos flocos de neve criaram uma paisagem magnífica e nós, é claro, ficamos maravilhados. Para nós, habitantes de um país tropical, essa paisagem é sempre fascinante. Terminamos o nosso primeiro dia em grande (como dizem os portugueses). Na manhã seguinte o nosso roteiro era fantástico e estávamos empolgados para começá-lo cedo e assim o fizemos. Manhã fria e cinzenta, típico dia de inverno rigoroso. E lá fomos nós com a deliciosa tarefa de visitar alguns dos mais famosos e conhecidos pontos turísticos do mundo. Optamos por visitar primeiro a Catedral de Notre-Dame e caminhar do hotel até a catedral já valeria a pena ter ido a Paris (Boulevard Raspail, Boulevard Montparnasse e Boulevard Saint-Michel). E ali estava ela uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, rodeada pela águas do Rio Sena. Uma enciclopédia da história viva, lugar de coroação de reis e imperadores, beatificações e execuções de templários.

Caminhando pelas margens do Rio Sena a partir da catedral chegamos ao Museu do Louvre, no centro de Paris. Impossível descrever aqui a grandiosidade do Palácio, sua beleza, arquitetura, com a imponente pirâmide de vidro no seu pátio central. A sensação de caminhar pelo Louvre é indescritível e inesquecível. E o que falar da mais famosa avenida do mundo, a Champs-Élysées, onde tivemos o imenso prazer de caminhar, apreciar e sentir o clima parisiense que emana daquele cenário grandioso e envolvente. "Viajamos" realmente pela avenida, foi demais! E no final desse passeio incrível, ainda temos o Arco do Triunfo em uma das extremidades da avenida. É uma mistura de sensações maravilhosas. Ficamos um bom tempo por ali, tirando aquelas fotos obrigatórias e apreciando todo o esplendor do monumento. Bem, não posso e nem tenho como descrever Paris aqui. Mas preciso mencionar o mais famoso símbolo da França, a Torre Eifell. Caramba, outra sensação incrível!

O ponto alto dessa viagem fantástica foi a passagem de ano na Champs-Élysée. Nunca, mas nunca mesmo vou esquecer daquele momento. Um mar de pessoas confraternizando, tomando champagne, desejando feliz ano novo em uma babel de idiomas incrível. A denominação de cidade luz a Paris realmente faz por merecer, principalmente na noite de Reveillon. Logo depois da passagem do ano todos os transportes públicos, metrô, ônibus, linhas dos trens RER e outros permaceram gratuitos até ao meio dia do dia primeiro. Uma iniciativa bastante interessante e que, inclusive, facilitou a nosso roteiro do dia primeiro. Cruzamos literalmente Paris de ponta-a-ponta conhecendo outros grandes pontos maravilhosos utilizando o metrô: La Défense, uma Paris contemporânea e bastante diferente no centro da cidade, a basílica de Sacré-Couer, a catedral de Saint-Louis-des-Invalides com sua cúpula dourada, local onde Napoleão foi sepultado. Enfim, não é possível realmente descrever tudo.

Paris é uma cidade que impressiona, pelos seus monumentos, pela sua grandiosidade histórica, pela beleza das suas avenidas e luzes e pela organização. Foi, sem dúvida, uma viagem inesquecível. Para terminar, apenas uma dica, se for a Paris e utilizar o aeroporto de Beauvais, um aeroporto para empresas low-cost que fica a cerca de 70km de Paris e precisar pagar alguma taxa (bagagem, check-in, etc) pela Ryanair não esqueça de levar o seu cartão de crédito. Optamos por retornar por esse aeroporto (Ryanair) e fiquei surpreso quando precisei pagar 15 euros pelo check-in e a atendente disse-me que não aceitava dinheiro (cash) apenas cartão de crédito. Essa é para francês ver...


Um grande abraço e um excelente ano a todos!





Um comentário:

lucas heerdt disse...

Em Paris estava muito frio!!UIIII...