segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Viagem Medieval





Saudações portuenses!

No último sábado, um dia ensolarado, resolvemos fazer uma "viagem medieval". Por volta das 10h15 pegamos o trem rumo a Vila da Feira, uma cidade a 20 km do Porto. Lá realiza-se, todo ano, um evento conhecido como Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a maior recriação medieval da Península Ibérica e uma das maiores da Europa (http://www.viagemmedieval.com). As pessoas vestem-se a rigor e toda a cidade se transforma em um verdadeiro ambiente da idade média.

A viagem, de trem, até Vila da Feira é um passeio a parte. Não há na realidade uma linha de trem direto do Porto a Vila da Feira. Nesse caso, é necessário trocar de trem na cidade de Espinho. A curta viagem de Espinho até Vila da Feira é muito agradável, através de paisagens bucólicas, em um pequeno trem, tem-se a sensação de estar sendo transportado para outros tempos.

Chegando em Vila da Feira, por toda a cidade encontram-se barracas com produtos artesanais, barracas e tabernas servindo comidas e bebidas com receitas da época. Todas as bebidas, cerveja, vinho, sangria, água e até hidromel (consumida desde a antiguidade) são servidas em canecas e copos de barro. A comida, geralmente carnes assadas (porco, boi, javali, coelho e outros) junto com pães são a base dos pratos servidos (também em pratos de barro). A música típica da época, os trajes das pessoas, as tabernas, os cenários montados com animais e tendas e principalmente o castelo tornam o ambiente único e realmente tem-se a sensação de estarmos em outra época. Aliás, o Castelo de Santa Maria é considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval portuguesa. Além da feira propriamente dita, há também apresentações com encenações de batalhas e rituais medievais.

Passamos ótimos momentos em Vila da Feira. Boa comida, ambiente agradável, curiosidades, enfim, mais um passeio incrível!


É isso aí pessoal, até a próxima!

Um comentário:

kris disse...

estou adorando conheçer Portugual.
os lugares são lindos, os costumes muito diferente dos nossos, a comida parece ser deliciosa...huuummmmm.

Beijos na familia.
Kris