domingo, 3 de agosto de 2008

Santiago de Compostela






Olá pessoal!
Mais um final de semana e para não ficar em casa resolvemos viajar mais um pouco. Optamos por visitar mais duas cidades espanholas. Fomos a Santiago de Compostela e Vigo. Essas cidades estão situadas na região da Galícia (ou Galiza), no norte da Espanha. Santiago de Compostela é a capital da Galícia, e é mundialmente famosa pela sua catedral onde todos os dias chegam centenas de peregrinos, que fazem o Caminho de Santiago.
Como essas cidades ficam relativamente próximas a cidade do Porto, a melhor opção de transporte é o trem. Há uma linha exclusiva ligando o Porto a Vigo, que oferece dois horários de partida diariamente. Para ir a Santiago você pega um trem com destino a Vigo e pode descer na estação de Rodondela, já em território espanhol. Nessa estação basta comprar uma passagem, também de trem, com destino a Santiago. De Rodondela a Santiago são cerca de 90 minutos, numa viagem agradável, em um trem muito confortável e rápido (150 km/h). Resolvemos ir a Santiago primeiro e depois retornar a Vigo.
A cidade de Santiago é simplesmente incrível. O centro histórico, onde está localizada a Catedral é formado por várias construções antigas e ruas estreitas que formam um complexo extremamente interessante. Todas as ruas são formadas por pedras o que relembra muito a cidade medieval. A regra em Santiago é simplesmente deixar se perder pelas ruas da cidade histórica. São centenas de restaurantes e hospedagens espalhadas por todas as ruas, pessoas e peregrinos indo e vindo o tempo todo, criando uma atmosfera única. É uma sensação indescritível sentar na praça onde está localizada a Catedral (Praça do Obradoiro) e simplesmente ficar contemplando aquela obra magnífica. E quando digo sentar, é sentar mesmo no chão como todas as outras pessoas fazem, algumas inclusive deitadas, curtindo aquele momento ímpar.
Na praça, além da Catedral, estão outras construções grandiosas, a Sede do Concelho e do Governo da Galícia, a Sede do Reitorado da Universidade e a Hospedaria dos Reis Católicos, construída para peregrinos e que foi transformada em um tipo de pousada.
Ficamos em um hostel (uma espécie de albergue para juventude), o que é muito comum em toda a Europa, que ficava cerca de 20 metros da praça da Catedral. Algo fantástico! Por falar em fantástico, a noite em Santiago é demais! Todos os restaurantes abertos com suas mesas nas famosas esplanadas criando um ambiente muito amigável e convidativo. Como as outras cidades espanholas, Santiago também não foge a regra das noites extrovertidas e movimentadas. Eram por volta das 23h30 e estávamos passeando pelas ruas escutando músicas e apreciando shows de grupos espanhóis.
No retorno para o Porto resolvemos visitar também Vigo. Vigo é a maior cidade da Galícia. Possui uma orla marítima muito bonita e é uma das cidades espanholas com maior número de edifícios modernistas. Fizemos um passeio muito agradável e surpreendente pelas ruas, praças e jardins de Vigo.
Bem, mais uma viagem inesquecível. As cidades espanholas realmente são tudo de bom!

Abraços.

15 comentários:

Unknown disse...

Olá,
estou pretendendo ir a Porto e Santiago no início do ano.Gostaria de saber quanto tempo dura o trecho Porto - Santiago de trem.
Abraço
Verônica.

Anônimo disse...

Olá, estou buscando trem de satiago para o Porto e achei o seu blog. Vc tem o site da copanhia de trem para eu me informar?
Muito Obrigada,
Flaviana.
flavianahf@hotmail.com

Laercio disse...

vi seu comentario sobre ir de Santiago de Compostela para Porto, você poderia enviar o site da cia de trem?
Não consigo alugar carro da Espanha para devolver em Portugal

Unknown disse...

Muito boa as dicas, estaremos em porto dia 3 de junho depois de passar por Madrid e Barcelona, usaremos as dicas para ir até Santigago, valeu!

abração.

David Ricardo

Brasil - São paulo
david_ricardo1@hotmail.com

Anônimo disse...

Cool website, I had not noticed morandonoporto.blogspot.com earlier in my searches!
Keep up the fantastic work!

Anônimo disse...

Thanks for sharing the link, but unfortunately it seems to be down... Does anybody have a mirror or another source? Please answer to my post if you do!

I would appreciate if someone here at morandonoporto.blogspot.com could repost it.

Thanks,
Charlie

jneves disse...

Vi seu blog e gostaria de saber o site para reserva de trem de porto para santiago.Por r favor como sair de sevilha e entrar em portugal sem o carro alugado obrigado juracineves@gmail.com

jneves disse...

Vi seu blog e gostaria de saber o site para reserva de trem de porto para santiago.Por r favor como sair de sevilha e entrar em portugal sem o carro alugado obrigado juracineves@gmail.com

Herminio Figueiredo disse...

Max, como faço para ir de trem do Porto até Santiago de Compostela?
Você tem o nome da companhia que faz esse serviço.
Sou do Rio de Janeiro e estarei no Porto em abril/2012.
Grande abraço.

Herminio Figueiredo disse...

Max, como faço para ir de trem do Porto até Santiago de Compostela?
Você tem o nome da companhia que faz esse serviço.
Sou do Rio de Janeiro e estarei no Porto em abril/2012.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá, aqui está o site da companhia de trem para Vigo. O nome é CP.

Anônimo disse...

Faltou o link. Agora vai:

http://cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=678439a3f64de110VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

Fontoura disse...

Olá,
Estou querendo uma informação sua sobre trem de SANTIAGO DE COMPOSTELA para MADRI:
- existe uma linha de trem que liga essas duas cidades;
- caso positivo, é uma boa usar esse meio;
- caso positivo, onde compra a passagem?
De ante mão fico muito agradecido.
athayde.fontoura@gmail.com

Anônimo disse...

|
|
"We Fon't want it, we can't aFForF it, we Fon't believe you, we've trieF it beFore anF it FiFn't work, we are perFectly happy with our present supplier anF it's not in the buFget." Your initial reaction coulF be that you are not going [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet/[/url]
make the sale. This is incorrect. You have [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton kopierte Tasche kaufen[/url]
unFerstanF that an objection is a request For much more inFormation.

Anônimo disse...

In my opinion you are not right. I am assured. I can prove it. Write to me in PM.
I can not take part now in discussion - there is no free time. But I will soon necessarily write that I think.
Number will not pass!
I apologise, but, in my opinion, you commit an error. I can prove it.
It is remarkable, it is rather valuable information

[url=http://online588.com/thread-2074660-1-1.html][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://americansforequality.com/forum/topic.php?id=178332&replies=1#post-186256][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.gameinbbs.com/forum.php?mod=viewthread&tid=128103][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.zhu-hai.cn/baoli/forum.php?mod=viewthread&tid=337247][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.fleetcontractor.com/Web_Board/topic.php?id=365697&replies=1#post-374604][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]