terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dublin






Hello my friends!

Acabamos de retornar de Dublin (capital da República da Irlanda), mais uma viagem incrível. Voamos sábado para Dublin, um vôo tranquilo com duração de mais ou menos 2 horas. Tivemos apenas uma surpresa, pois eu não sabia que a Irlanda não faz parte do acordo de Schengen, uma convenção entre países europeus que permite uma livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. Sendo assim, tivemos que passar, antes do embarque, pelo controle de passaporte tanto em Portugal quanto na chegada a Irlanda. Como temos título de residência em Portugal não tivemos qualquer problema.
A previsão do tempo era das piores, no entanto, chegamos em Dublin com tempo parcialmente nublado e com tendência a abertura de sol, isso é claro, nos deixou mais motivados. Pegamos um ônibus para o centro da cidade, aliás ônibus especiais que fazem a rota entre o aeroporto e vários pontos no centro da cidade de Dublin (http://www.aircoach.ie). Descemos muito próximo ao nosso hotel que está localizado bem no centro da cidade (http://www.hoteldublinciti.com), o que facilitou muito o acesso a todos os pontos turísticos da cidade de Dublin.
Por falar em pontos turísticos, não posso deixar de mencionar o Trinity College, que fomos conhecer logo que chegamos, a St Patrick's Cathedral, a Christ Church, o Dublin Castle, o parque de St Stephens Green, as margens do Rio Liffey, as ruas movimentadas e lindas de Ó'Connell Street, Grafton Street, Mary Street e Henry Street. Aliás, na Mary Street e Henry Street encontramos ótimas opções de compras com preços muito convidativos. Passear por esses lugares, apreciar as paisagens, sentir o friozinho gostoso do outono europeu em Dublin, foi uma experiência indescritível. Só faltou mesmo uma trilha sonora by U2.

Mas Dublin tem um outro lugar obrigatório para quem aprecia uma das mais famosas e conhecidas cervejas no mundo, a famosa GUINNESS. A Guinness Storehouse (http://www.guinness-storehouse.com/Index.aspx) a conhecida fábrica da Guinness onde é possível, através dos seus sete andares, conhecer, de forma detalhada, o processo de fabricação dessa maravilhosa cerveja. Você pode comprar o ticket no próprio site da Guinness Storehouse por um preço mais em conta e ainda evitar as filas. Aproveite para ter uma aula sobre a famosa Guinness e depois no sétimo andar, no Gravity Bar, se deliciar com a sua Guinness apreciando uma paisagem privilegiada da cidade de Dublin.

Mas Dublin não é só os pontos turísticos que já mencionei e a fábrica da Guinness. Quem vai a essa cidade cosmopolita não pode deixar de ir a famosa Temple Bar, uma área onde estão localizados os pubs mais famosos de Dublin. E aí que você pode conhecer a tradicional comida e bebida irlandesa em bares com mais de 160 anos. Pura emoção entrar em um desses bares, escutar música irlandesa típica e curtir mais uma vez a sua Guinness. É uma babel de idiomas, pessoas de todo o lugar passam pelas ruas da Temple Bar. A tradicional decoração dos pubs de Dublin chama a atenção, desde as mesas e bancos até as fotos e ilustrações que enfeitam as paredes rústicas desses bares. Se for a Dublin vá a Temple Bar!

Mais uma vez, a tarefa de descrever em poucas palavras uma cidade como essa é impossível. As pessoas são gentis, hospitaleiras e a cidade preserva o seu idioma tradicional gaélico. Todas as placas estão em Inglês e Gaélico. O que, na minha opinião, empresta uma particularidade a mais a essa cidade tão maravilhosa. O clima? Bem, é uma loucura, chuva e sol várias vezes durante o mesmo dia. Assim é Dublin, envolvente, apaixonante e maravilhosa.

Um forte abraço.

Nenhum comentário: