segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Public Houses





Hello folks,

Hoje está um dia tipicamente de inverno, chuva e muito frio. Mas, como é segunda-feira, nada de ficar em casa curtindo, o jeito foi sair para trabalhar mesmo. Aliás, um dia perfeito para o trabalho.

Bem, durante as nossas viagens, sempre que saímos a noite ou mesmo durante o dia para conhecer um bar (Pub) nunca deixamos de nos surpreender. O Pub é um bar onde geralmente há shows de bandas musicais, muito comum na Inglaterra e Irlanda. Aliás o termo Pub vem do inglês Public House. Os Pubs são sempre ótimos lugares para descontrair, seja para tomar alguma coisa, comer algo se preferir, ouvir boa música ou mesmo dançar, enfim são lugares bastante agradáveis.

Sempre que viajamos procuramos não deixar de conhecer alguns Pubs, foi assim em Lisboa, Barcelona, Madrid, Vigo e Dublin. Esses lugares são bastante informais e descontraídos, isso faz uma grande diferença. A informalidade desses lugares faz com que as pessoas se sintam muito a vontade, no entanto apesar da informalidade, os ambientes são muito aconchegantes e requintados quando o assunto é a decoração. É quase impossível não encontrar em uma grande cidade a referência Irish Pub (Pub Irlandês). E, mesmo estando fora da Irlanda, a decoração segue os mesmos padrões dos "oficiais" Pubs Irlandeses. Por isso, se você entrar em um Irish Pub fora da Irlanda, vai se sentir como se estivesse em um dos famosos Pubs de Dublin.
Quando eu disse a pouco que sempre nos surpreendemos quando entramos em um desses bares, é porque há uma grande diferença de atitude e comportamento em relação aos nossos bares no Brasil.

Primeiro a forma como as pessoas têm acesso a esses bares é algo impensável em nossos barzinhos. O acesso é inteiramente gratuito com shows ou sem shows. Você entra, senta e consome se quiser. Se preferir ficar só curtindo a música, o ambiente e bater um papo, está tudo bem, você não será cobrado por isso. Não há, nesses bares, a famosa e ridícula taxa de consumação, infelizmente tão comum no Brasil. Ah, nesses Pubs por aqui não há seguranças na porta analisando a sua roupa para verificar se você está vestido adequadamente para entrar. Aqui o conceito de informalidade é levado a sério, as pessoas se vestem da forma que melhor as agradem. Não há, portanto, a necessidade de ficar a tarde inteira de sábado no salão de beleza para a noite tomar uma cerveja. E posso garantir que essa informalidade não prejudica a beleza do ambiente, de forma alguma.

Bastante característico também são os locais onde você encontra os melhores Pubs, pelo menos nas cidades onde estivemos. Geralmente estão localizados nos centros históricos das cidades, onde as ruas são muito estreitas quase não permitindo o acesso aos carros. Aliás carros é o que você não vai ver nessas ruas, principalmente na Temple Bar em Dublin. Portanto, aí vem outra grande vantagem, você não precisa se dar ao trabalho de passar zilhões de vezes com seu carro e som ligado em frente ao bar antes de estacionar, ninguém aqui sabe como você chegou, se veio de carro, de bicicleta ou a pé, isso não tem importância.

Seja em Lisboa, Madrid, Vigo, Barcelona ou na "Meca dos Pubs" Dublin, dos antigos aos mais modernos, você vai encontrar os Pubs com a sua decoração original. São lugares democráticos e ponto de encontro dos jovens e dos mais velhos. Ah, e aquele cheiro de cigarro depois do barzinho, sabe? Na Irlanda é proibido fumar nos Pubs, a multa para a infração pode chegar até 3.000 euros. As pessoas frenquentam esses lugares para se divertirem não para se mostrarem. Gostei daqui!

Um grande abraço.

Nenhum comentário: