segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Trabalho


Saudações!

O tempo tem passado muito rápido por aqui. Temos a impressão de que os dias são mais curtos do que no Brasil...tolice é claro, mas o fuso horário tem contribuído para essa falsa impressão. Afinal de contas são 4 horas de diferença! Então quando todos estão acordando aí no Brasil já estamos quase almoçando aqui em Portugal. Apesar de que a partir do final de outubro o horário de verão português acaba e logo começa o horário de verão brasileiro, sendo assim, a diferença vai cair para apenas 2 horas.

É, mas o trabalho também tem feito o tempo passar depressa. Depois de alguns meses a rotina de estudos ficou mais específica e mais intensa também. Os objetivos estão bem mais claros, pois as reuniões, conversas com outros pesquisadores e os estudos mais aprofundados acabam por esclarecer pontos que ainda permaneciam obscuros. O ambiente de trabalho por aqui não podia estar melhor, bons recursos e ótima estrutura. O dia-a-dia no laboratório tem sido muito prazeroso, as reuniões com os pesquisadores muito elucidativas e o esforço tem valido a pena. Tenho trabalhado com algumas ferramentas e linguagens bastante interessantes, sem contar a abordagem computacional que eu apenas conhecia superficialmente.

Já há algum tempo tenho estudado e trabalhado com o intuito de formar um base sólida na área de bioinformática, isso remonta aos meus estudos durante o doutorado, no entanto aqui, tenho percebido que realmente essa área tem se tornado, se não imprescindível, extremamente importante. E fica evidente que não há como se aventurar nessa área sem básicos conhecimentos de outras áreas, principalmente biologia molecular e química. Há muita pesquisa sendo feita nessa área, como já há também muitos trabalhos disponíveis. Acredito que todas as universidades brasileiras deveriam ter um ou mais grupos de pesquisa trabalhando nessa área. Essa iniciativa não deve ser encarada apenas como uma extensão da pesquisa que já vem sendo feita em outros grupos, mas ela deve ter um caráter estratégico, pois não consigo enxergar um futuro sem a união das ciências da vida com a informática.

Um forte abraço e até a próxima.

Nenhum comentário: