sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal





Boas festas pessoal!

Então, o Natal já passou e as pessoas agora estão à espera da passagem de Ano. Foi um grande Natal apesar de estarmos longe das pessoas que geralmente estão conosco. É claro que a tecnologia (skype) sempre ajuda a minimizar as conseqüências dessa distância. A noite de Natal por aqui, como não podia ser diferente, estava gelada em torno de 4 graus. Essa temperatura baixa influencia diretamente em alguns aspectos tradicionalmente vistos no Brasil, o tradicional churrasco ao ar livre com cerveja não se vê por aqui, a ausência total de pessoas nas ruas, todas nas suas casas bem fechadas com os aquecedores ligados é quase uma obrigação. Fora essas mudanças devido ao frio, o Natal aqui, como em qualquer lugar do mundo, é uma festa familiar onde o ponto alto é a ceia.

Sendo assim, esse ano, a nossa ceia foi tipicamente portuguesa. E, nesse caso, não podia faltar alguns pratos obrigatórios, como o bolo rei, o bacalhau e as frutas secas. Além desses optamos pelo bolo do Algarve como nossa sobremesa principal. Ah, não posso esquecer de mencionar também as deliciosas rabanadas. O ritual na cozinha começou à tarde na véspera de Natal, o prato principal bacalhau com natas (creme de leite) com batatas no azeite mereceu atenção especial. Sem esquecer dos acompanhamentos, uma deliciosa salada (parecida com uma salada russa) com macarrão, azeitonas, cenouras, fiambre, maçã, queijo, maionese e azeite. Além do arroz com amêndoas e avelãs e, claro, um excelente espumante. Já as sobremesas, o bolo rei e o bolo do Algarve resolvemos comprá-los por encomenda no restaurante. Os pistaches serviram como petiscos antes da refeição principal. Após a ceia a tradional abertura das prendas (os presentes).

Foi uma noite muito agradável, uma confraternização familiar muito especial, rimos, recordamos, festejamos e principalmente agradecemos. A nossa noite de consoada (como é chamada por aqui) com certeza não será esquecida.

Um grande abraço.

Nenhum comentário: