segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Éclair e Sandes de Leitão



Saudações Portuenses!

Por aqui tudo vai muito bem, obrigado. Na semana passada a chuva resolveu aparecer, tivemos dias muito cinzentos e chuva durante boa parte da semana. O frio continua e como estamos há poucos dias do inverno a tendência é esfriar mais. A decoração de Natal já transformou a cidade e o visual está realmente muito bonito.

Bem, na última sexta-feira estive novamente na Universidade de Coimbra para uma reunião. O objetivo foi avaliar o andamento dos trabalhos junto com os professores do departamento de Bioquímica de Coimbra. A reunião foi muito produtiva e a avaliação foi muito positiva. É sempre muito agradável ir a Universidade de Coimbra. A universidade fica na parte alta da cidade, onde despontam suas construções imponentes emprestando um ar muito peculiar a essa cidade universitária. Gosto muito de andar pelo Campus, por entre as ruas estreitas pavimentadas com pedras e apreciar o movimento frenético dos alunos nessa que é a universidade mais antiga de Portugal (1290).

Fomos a Coimbra na sexta-feira por volta das 13h, eu e o Professor Rui Camacho, meu orientador. E como Coimbra fica a apenas uma hora de carro resolvemos parar para fazer um lanche na conhecida região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos encorpados e pelo Leitão à Bairrada, no distrito de Mealhada à 17 km de Coimbra. Há um lugar muito famoso nessa região, às margens da A1 (auto-estrada), conhecido pelas suas sandes de leitão. Aqui em Portugal as sandes são os sanduiches. Mas, nesse caso, o ingrediente principal é o famoso leitão da Bairrada.

Hummm...essa sandes realmente é muito boa. A carne do leitão é muito tenra e saborosa, e eles capricham mesmo no recheio, a porção de carne é muito generosa. Além disso, o pão é muito gostoso, eles não usam o pão tradicional de sanduíche e sim um pão muito parecido com as tradicionais massas caseiras. Degustamos essa maravilhosa sandes e seguimos rumo à Coimbra. Mas, tenho que confessar que na volta para o Porto, resolvemos passar por lá novamente. Só que, dessa vez, comprei as sandes para trazer para casa. Afinal de contas eu não podia ser egoísta e apreciar essa delícia sozinho.

Apesar de já estarmos aqui quase 8 meses ainda temos muito para descobrir da maravilhosa cozinha portuguesa. São pratos muito saborosos aleḿ, é claro, dos doces portugueses. Por falar em doces, se vier a Portugal não deixe de provar o conhecidíssimo e irresistível Éclair (nome francês), um doce feito com recheio de natas e cobertura de chocolate...hummmm...demais!

Abraços e até a próxima

Um comentário:

Anônimo disse...

Que saudades!
É Max... que coisa boa o frio!
Por aqui o verão que se aproxima já dá amostras que vai ser daqueles!
Hoje faz um típico dia de verão céu de brigadeiro e temperatura lá em cima.
Kênia, achei muito bonito o polvo...
Mas Lucão, acho que como você não me aventuraria.
Um forte abraço amigos!