quarta-feira, 20 de maio de 2009

Roma






Ciao a tutti!

É isso aí pessoal, acabamos de retornar da Itália (Roma). Foi mais uma viagem fantástica. Embarcamos sábado pela manhã com destino a Barcelona. Sim, dessa vez precisamos fazer uma conexão em Barcelona, pois a Ryanair não têm vôos diretos para Roma. Nada de mais, cerca de uma hora e meia entre o Porto e Barcelona e depois mais uma hora e quinze e pronto, siamo arrivati a Roma. A Cidade Eterna recebeu-nos com céu azul e muito calor. Foram dias perfeitos!

Ficamos hospedados em um hotel muito próximo a estação Termini, aliás, essa estação ferroviária é a maior da Europa. A localização era excelente, pois foi possível visitar todos os pontos turísticos a pé, sem precisarmos recorrer aos transportes públicos. Diga-se de passagem, essa é a melhor forma de conhecer os locais, é muito mais agradável e acabamos por conhecer pontos da cidade que, normalmente de ônibus ou metrô, não seria possível.

Bem, o que falar de Roma, ou melhor, como descrever Roma? Uma cidade em constante movimento, caótica até, em determinados aspectos. Uma cidade imponente, milenar, que exala cultura e história em suas praças, monumentos, ruínas e construções. Uma cidade que desperta sentimentos intensos e contraditórios. Sentimentos de irritação e raiva, quando o assunto é o seu polémico e desorganizado trânsito, decepção, quando deparamo-nos com algumas de suas construções pichadas e locais onde a limpeza deixa a desejar; e sentimentos de êxtase e admiração, quando estamos diante de seus monumentos e suas obras de arte, e profunda reverência a sua história milenar. Roma é assim, "ame-a ou deixa-a".

Porque não começar pela famosa e mais conhecida fonte do mundo "La Fontana di Trevi". Uma babel de línguas, máquinas fotográficas buscando o melhor ângulo, expressões de admiração e surpresa, enfim, pessoas maravilhadas diante dessa magnífica obra construída em 1735. Os detalhes das esculturas são incríveis, destaque para a estátua do deus Netuno no centro da fonte...espetáculo!

Seguimos em direção a Piazza Navona, umas das mais famosas praças de Roma. Com suas três fontes, outras magníficas obras de arte, e com belas construções ao redor de toda a praça. Um ambiente único e muito agradável, além de muito bonito. O destaque aqui é, sem dúvida, sua fonte central uma obra de Bernini, a "Fontana dei Quattro Fiumi".

Depois de apreciar e "degustar" a bela praça, nosso destino era a Praça de São Pedro no Vaticano. Mas, antes ainda, tivemos o prazer de passar por outros pontos maravilhosos. Entre eles, o Pantheon, um edifício construído na época greco-romana em 27 a.C. e o espetacular Castelo de Sant'Angelo à margem do rio Tibre, na saída da ponte Sant'Angelo. A própria ponte já é esplêndida. Definitivamente não é possível descrever a sensação de atravessar a ponte sobre o Tibre e chegar a frente desse imponente castelo que fica a poucos metros do Vaticano.

Depois do castelo percorremos mais alguns metros e já estávamos na Praça São Pedro que estava cheia, era domingo, e o Papa tradicionalmente faz a benção as 12h. Apesar da quantidade de pessoas não precisamos esperar muito tempo para entrar na Basílica. Apenas uma pequena fila para passar pelo sistema de segurança. Bem, aí é impossível não ficar literalmente boquiaberto, o interior da basílica é impressionante. Não consigo pensar em nada para comparar com o que se pode observar lá dentro. Além do seu tamanho que já impressiona, há as esculturas magníficas, aliás, já na entrada à direita é possível admirar uma das mais famosas obras de Michelangelo, "La Pietá". Nem precisa procurar muito pois os flashes e a quantidade de pessoas em volta da escultura denuncia que ali há algo de muito especial. As pinturas, detalhes no teto, piso, paredes, as sólidas colunas, o altar...enfim, é preciso estar lá. É preciso ficar por lá, durante algum tempo, perdido em emoções, "sentindo" o ambiente, interiorizando aquela paz e harmonia que está em todo o lado. É preciso ficar por algum tempo lá dentro. Por isso se for lá, não vá com pressa.

Quando saímos da basílica a praça já estava lotada, esperando o Papa aparecer para a benção, ficamos por lá, é claro. Afinal de contas, como dizem "ir a Roma e não ver o Papa" não pode ser. O Papa apareceu exatamente às 12h falou durante uns 20 minutos e a multidão extasiada aplaudiu fervorosamente.

Eu precisaria de mais algumas dezenas de páginas para escrever tudo que vimos e sentimos em Roma. De qualquer forma, não posso deixar de fazer uma referência a um dos maiores símbolos de Roma, o Coliseu. Que lugar incrível, que monumento extraordinário. Entramos, andamos pelos corredores, e era impossível não lembrar das imagens dos filmes, retratando as lutas entre gladiadores, ou mesmo as atrocidades com leões perseguindo pessoas num show sádico e insano que tanto atraía os antigos romanos para deleite de seus imperadores. Que sensação! Por falar em imperadores, o que dizer das ruínas do Foro Romano, que aula de história. Lembrei-me dos livros de história e das aulas, tantas vezes tediosas e nada motivadoras. E lá estavam dezenas de crianças com seus professores passando pelas ruínas e tendo uma verdadeira aula de história. Isso sim faz qualquer um apaixonar-se pela história.

Há pouco mais de dez anos tive o prazer de visitar Roma pela primeira vez. E como manda a tradição joguei uma moeda na Fontana di Trevi, pois segundo a crença, quem assim o faz retorna a Roma. Bem, lá estava eu novamente em Roma, agora com minha família. E para não fugir a regra, dessa vez, todos nós lançamos as moedas. Quem sabe?


Bem ragazzi, Roma é isso e muito, muito mais! Arrivederci!




Nenhum comentário: