sábado, 27 de junho de 2009

Marselha





Saudações lusitanas!

Então pessoal, fizemos mais um grande passeio, uma viagem muito agradável e que, preciso confessar, nos surpreendeu muito. Estou falando da cidade de Marselha no sul da França. Diga-se de passagem, a segunda maior cidade da França. Resolvemos ir a Marselha para conhecer o litoral mediterrâneo francês e aproveitar o calor, é claro.

Admito que Marselha, pelo menos para nós, não nos dizia muita coisa. Digo em termos de grandes monumentos, museus, enfim, grandes pontos turísticos. Ledo engano. Para falar a verdade, a cidade de Marselha sempre lembrou-me duas coisas, o Olympique de Marseille, o clube de futebol francês, e La Marseillaise (A Marselhesa), o hino nacional da França. Mas Marselha é muito mais do que isso!

Voamos direto do Porto para Marselha, um vôo com duração de duas horas. Chegamos no Aeroporto Marseille-Provence, que fica cerca de 25km de Marselha. Do aeroporto pegamos um ônibus (shuttle) específico para o transporte de pessoas do aeroporto para o centro de Marselha na Estação de Trem (Gare Saint Charles), aliás esses ônibus tem os horários sincronizados com os hórarios dos vôos. Muito bom.

Ficamos hospedados em um hotel cerca de 15 minutos a pé da estação. Um hotel muito bem localizado, já que também fica à cerca de 200 metros do Veux Port (Antigo Porto) de Marselha, o local mais movimentado da cidade. E foi justamente no Veux Port que começamos nosso passeio por Marselha. O cais do antigo porto de Marselha é uma de suas maiores atrações turísticas, rodeado por bares e restaurantes que tornam o lugar muito movimentado e apreciado, principalmente em um final de tarde no verão. Do cais continuamos nosso passeio até o forte São Nicolau, a Abadia de Saint Victor e o Palais du Pharo. Lugares fantásticos, com destaque para os jardins do Palais du Pharo e o seu mirante com uma vista espetacular do porto antigo. Ficamos por ali durante algum tempo, curtindo a paisagem, apreciando cada detalhe, tirando fotos, enfim, registrando nas nossas memórias aquele visual maravilhoso. Ah, além do visual do porto antigo também é possível ver a Isla d'if, onde está localizado o Castelo d'if, uma antiga prisão que ficou famosa por ser a prisão do romance (filme) o Conde de Monte Cristo. Outro ponto turístico muito visitado.

Preciso falar também desse monumento fantástico que é a igreja Notre Dame de la Garde, localizada no ponto mais alto da cidade (a 162 m). Para chegar até lá foi um verdadeiro desafio, ruas íngremes e depois dezenas de degraus até a entrada da igreja. Mas, meus amigos, vale a pena. A vista é algo indescritível, uma visão panôramica de toda Marselha. Demais!

Bem, é necessário mencionar também a Catedral de Sainte-Marie-Majeure, uma verdadeira obra de arte e as fontes do Palais Longchamp, monumental. Mais uma vez não consigo descrever tudo que vimos e sentimos em poucas palavras. Além de tudo, passear pelas avenidas movimentadas e também pelas ruas estreitas de Marselha é uma experiência única. A cidade tem um misto de pequena vila medieval, quando estamos andando pelas suas ruas estreitas, e de uma grande metrópole quando cruzamos a Boulevard Canebière, uma de suas principais avenidas.

Marselha impressionou-nos positivamente e deixou um gostinho de quero mais. Se tivermos a oportunidade de voltarmos, com certeza, voltaremos.

Au revoir e um grande abraço.

2 comentários:

MOSA disse...

Adorei estas dicas. Vou colocar nos meus favoritos. Vou a esta cidade agora em Maio se tiverem mais dicas vou adorar lê-las.

Anônimo disse...

You do not want any hard surfaced to come in contact with the soft delicate
skin of your little one. In choosing a pram, first of all you need to make a decision as to
what features you want. A toddler bed is often
used when the baby gets a little bigger.

Stop by my weblog ... kids bedding (www.iseethephilippines.com)