domingo, 7 de junho de 2009

Bergamo







Saudações lusitanas!

Então, fizemos mais um passeio pela Itália. Dessa vez, optamos por visitar a cidade de Bergamo, na região da Lombardia. Uma cidade pequena com cerca de 114 mil habitantes, tranquila, aconchegante e muito bonita. Voamos direto do Porto para o aeroporto Orio al Serio em Bergamo. A cidade de Bergamo está dividida em duas partes, Cidade Alta (Città Alta) e Cidade Baixa (Città Bassa). A cidade alta é um antigo feudo medieval, com ruas estreitas, todas pavimentadas com pedras e com alguns locais cercado por muralhas, uma cidade fantástica. Uma cidade perfeita para passeios a pé, aliás, a regra aqui é deixar-se perder pelas ruas e descobrir ao acaso suas belas construções. Mapa? Esqueça!

Ah, mas a aventura de descobrir a cidade alta começa bem antes, no funicular (teleférico). Ficamos hospedados na cidade baixa (a cidade moderna) e por isso para chegarmos a cidade alta era preciso utilizarmos o funicular que, de 10 em 10 minutos, faz o trajeto entre as cidades baixa e alta. Durante o trajeto de 5 minutos (uma pena ser tão pouco) é possível ter uma vista privilegiada da cidade baixa, um espetáculo. O ponto central da cidade alta é a Piazza Vechia, um espaço maravilhoso, muito bonito, rodeado por construções antigas e muito bem preservadas, alguns restaurantes com belas esplanadas, uma pequena e charmosa fonte ao centro, criam um ambiente muito acolhedor. Logo ao lado da praça estão o Batistério, a Capela Colleoni e a basílica de Santa Maria Maggiore. Lugares de visita obrigatória, uma aula de história e um presente para os olhos e para alma, já que são verdadeiras obras de arte.

Outro lugar fantástico, na cidade alta, é conhecido como Rocca, um castelo medieval, hoje sede do Museu Histórico. Rodeado por um lindo jardim com cores e aromas indescritíveis e vistas espetaculares da parte baixa de Bergamo. Apesar de não ser um dos destinos mais procurados pelos turistas, Bergamo é, sem dúvida, um lugar imperdível. Passear pelas ruas estreitas cheias de lojas, restaurantes, construções antigas, igrejinhas e belos jardins é algo inesquecível.

E a noite chega e revela mais uma bela surpresa, vista da parte baixa, a cidade alta iluminada e magestosa rouba todas as atenções. É impossível não ficar longos momentos apreciando a paisagem e viajando no tempo. Ficamos realmente muito surpreendidos com essa cidade, até certo ponto, desconhecida e pouco explorada. É um dos destinos que deveria constar como obrigatório em qualquer viagem pela bella Itália.

Mas dessa vez, nós queríamos um pouco mais e como Bergamo fica a apenas uma hora de trem de Milão não poderíamos deixar de visitá-la. Mas isso fica para a próxima postagem...

Grande abraço e ótima semana a todos.



Um comentário:

Carla disse...

Olá amiga, não podia deixar de te dizer que combinas em tudo com Itália é linda, maravilhosa simplesmente espectacular, então em Bergamo arrasas-te estás chiquérrima.
Beijos.