terça-feira, 9 de junho de 2009

Milão





Saudações portuenses!

Bem, como disse na última postagem, estivemos mais uma vez passeando pela Itália. Dessa vez, para visitar Bergamo e Milão. De Bergamo pegamos um comboio (trem) direto para Milão. Uma viagem tranquila e barata, cerca de uma hora e 4,20 euros por pessoa.

Milão é a segunda maior cidade italiana, em termos de população, e também um grande centro comercial, industrial e financeiro. Aliás, é fácil perceber a agitação e movimentação pelas ruas da cidade, o trânsito intenso, as centenas de turistas, a quantidade enorme de esplandas de inúmeros restaurantes ao longo das principais avenidas.

Chegamos na Estação Porta Garibaldi, de lá resolvemos ir caminhando até o centro da cidade. Um percurso de cerca de 20 a 30 minutos. É o tipo de caminhada que mesmo que durasse uma ou duas horas não seria perceptível. Sempre gostamos de fazer esse tipo de passeio, andar pelas ruas, sentir o clima do lugar, apreciar os detalhes, enfim, curtir cada momento.

Nosso objetivo era chegar a Piazza Duomo, o coração de Milão e o lugar mais procurado pelos turistas. Bem, mas até chegar lá passamos por algumas lojas que, para os mais abastados e amantes da "moda" é uma tentação, Armani, Gucci, Chanel, Valentino, Fendi e outras. Não é por acaso que Milão também é considerada uma das capitais da moda. Mas é preciso que se diga que apesar de todo o glamour de Milão pude constatar que as palavras sofisticação e simplicidade andam de "mãos dadas" nessa grande metrópole, ao contrário do que pensam muitas pessoas. Os tais ilustres desconhecidos, os habitantes provincianos de algumas cidades da Terra Brasilis.

Então, chegamos a Piazza Duomo. Que sensação! Logo foi possível vislumbrar o Duomo di Milano, um monumento belíssimo dedicado a Santa Maria Nascente. Uma construção em estilo gótico impressionante. Sem dúvida, uma obra de arte. Tiramos aquelas fotos obrigatórias e entramos na igreja, afinal de contas precisávamos ver o interior, não menos belo do que a parte externa. Ficamos maravilhados com a grandiosidade e beleza. Apesar de já estarmos habituados as belezas das igrejas que tivemos a oportunidade de entrar durante todas as viagens que fizemos, é sempre uma obra de arte diferente, os detalhes, o ambiente, enfim, não sei explicar, mas é diferente. Para falar a verdade o interior lembrou-me muito o Mosteiro da Batalha em Portugal. Os mais entendidos irão dizer, é claro ambas seguem o estilo gótico, pois é, deve ser por isso.

Depois de "degustar" cada minuto em que estivemos lá dentro. Saímos para apreciar a bela praça. Ah, não posso esquecer de mencionar a Galeria Vittorio Emanuelle, também uma obra de arte, belissíma! Um dos cartões postais de Milão. A galeria faz a conexão entre a Piazza Duomo e o Teatro Alla Scala. Uma construção impressionante coberta com cúpulas de vidro e afrescos, um comércio intenso de lojas famosas que conserva um charme envolvente.

Peço desculpas por ser repetitivo, mas não posso, novamente, descrever Milão em poucos parágrafos. Apenas posso tentar compartilhar um pouco daquilo que sentimos. Milão, Roma, Bergamo, enfim, a Itália é um país apaixonante.

Um grande abraço, arrivederci!

Nenhum comentário: