quarta-feira, 30 de julho de 2008

Praias





Saudações!
Como sabem estamos em pleno verão aqui na Europa, mas confesso que as temperaturas, pelo menos aqui no Porto, não estão muito elevadas. A localização da cidade faz com que as temperaturas sejam amenas, no entanto, tivemos dias com temperaturas em torno de 32 a 33 graus. Apesar do calor durante o dia, as manhãs e as noites são muito agradáveis, com temperaturas amenas.
Bem, como não podia ser diferente a praia é, sem dúvida, um dos lugares mais procurados. Ao longo da costa do Grande Porto (região metropolitana do Porto) existem várias praias, todas com pequenas extensões, e "coladas" umas as outras. Isso facilita bastante o acesso as várias praias, já que há passarelas e calçadões ligando todas as praias. Basta, então, escolher uma praia como ponto de partida e caminhar para conhecer as demais.

Como moramos no centro da cidade, precisamos pegar o ônibus (o autocarro, como é chamado por aqui) para ter acesso às praias. Aliás, são vários que fazem esse trajeto com freqüência de 15 minutos. Por falar em ônibus, o transporte público aqui no Porto é excelente. Seja de ônibus ou metrô é muito tranqüilo e confortável utilizar o sistema público de transporte.
Vamos com freqüência a praia de Matosinhos que fica bem próxima ao conhecido Castelo do Queijo, ponto turístico e de referência das praias. Outra praia que gostamos muito é a de Espinho. Uma praia ampla e muito bonita que fica na cidade de mesmo nome (Espinho). As praias são muito freqüentadas e muito democráticas também. As pessoas vão a praia da maneira como acharem melhor; roupa de banho, calça jeans, moleton, etc.
As praias apresentam quase sempre complexos rochosos deixando a paisagem muito bonita. As areias não são tão finas e brancas como as que encontramos no Brasil e a água......bem, a água, definitivamente não é muito quente......rsrsrsrs. Pelo menos aqui no norte do país, porque dizem que no sul as águas são mais quentes. Quando tivermos oportunidade vamos lá conferir.
O importante é aproveitarmos o resto do verão, afinal de contas o mês de agosto está chegando e promete ótimos dias de praia.

Um forte abraço.

Nenhum comentário: