domingo, 20 de julho de 2008

Aveiro




Olá pessoal!
Por aqui continuamos todos muito bem. Mais um final de semana e fomos passear um pouquinho pra variar. Dessa vez resolvemos visitar a cidade de Aveiro que fica a 68 km do Porto e que, de trem, leva cerca de 30 minutos e custa apenas 2,15 euros a passagem. Saímos no sábado pela manhã com um dia espetacular. Viajar de trem é sempre muito agradável, os trens são confortáveis, muito limpos e seguros. Sinceramente, lamento muito que o nosso país não tenha investido nesse tipo de transporte.
Bem, Aveiro é uma cidade pequena mas como todas as cidades que já visitamos por aqui, tem seu charme. Aliás, Aveiro é chamada por aqui de Veneza Portuguesa, devido ao canal, conhecido como a Ria de Aveiro, e aí vai uma aula de geografia, ficamos sabendo que ria é uma configuração geográfica resultado do recuo do mar . Esse canal estende-se paralelamente ao mar, numa distância de 47 km e possui várias pontes com a mesma arquitetura das pontes encontradas sobre os canais de Veneza. E como não podia faltar, você pode passear de barcos característicos conhecidos como moliceiros.
Aveiro também tem uma opção bastante interessante para moradores e visitantes. Logo que chegamos na estação de trens andamos cerca de 5 minutos e fomos a um local conhecido como "Loja da Buga" no centro da cidade. Nesse local você encontra a famosa "BUGA" (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro). Então, você chega lá, deixa um documento de identificação e pega uma bicicleta com uma única condição, devolvê-la até às 19h. Eles ainda fornecem um cadeado para você "estacionar" a sua bike com maior segurança.
Aí começa a diversão! Descobrir Aveiro de bicicleta. Visitamos todos os locais mais interessantes da cidade com as nossas bikes. Na hora de almoçarmos deixamos as bicicletas em um dos vários locais específicos para estacioná-las e depois do almoço voltamos a pedalar. Aliás, mais um almoço com característica portuguesa. Experimentamos o bacalhau com natas. Hummm....muito bom!

Conhecer o parque da cidade pedalando é demais. Aproveitamos também para pedalar no Campus da Universidade de Aveiro, aliás um local muito bonito. Percorremos a Ria de Aveiro, cruzando suas pontes, toda de bike.

E isso aí, mais uma cidade no nosso "currículo". Visitar Aveiro foi muito bom!

Abração.

Nenhum comentário: