sexta-feira, 25 de julho de 2008

LIAAD




Olá pessoal.

Bem, hoje o dia amanheceu chuvoso aqui no Porto. A temperatura caiu bastante em relação aos últimos dez dias. O dia está ótimo para o trabalho. Por falar em trabalho, vou falar um pouco sobre o Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados - LIAAD.

O LIAAD foi fundando em 1988 com o nome de LIACC (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação). O laboratório conta hoje com 28 pesquisadores efetivos, sendo 15 doutores e os demais alunos de doutorado, além de vários outros pesquisadores colaboradores, de outras universidades. O Laboratório é coordenado pelo Dr. Pavel Brazdil, professor catedrático da Universidade do Porto.
O foco da pesquisa, aqui no laboratório, é Machine Learning. Mas, algunas áreas de pesquisa acabam se destacando: Data Mining and Decision Support, Modeling Dynamic Systems, Advanced Techniques in Data Mining and Data Analysis, Data Mining for Text and Web.

O ambiente de trabalho no laboratório é excelente. Sem falar na estrutura (computadores, livros, equipamentos diversos e demais recursos). O laboratório, através dos seus pesquisadores, participa ativamente de várias conferências e congressos nacionais e internacionais. Há um número bastante expressivo de publicações, o que acaba elevando o conceito do laboratório junto a universidade e conseqüentemente junto a Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal.

Tenho passado boa parte do meu tempo no laboratório e, às vezes, em casa no que eu chamo de “mesa de trabalho”. Nos últimos dias tenho trabalhado no desenvolvimento de um módulo do software LogCHEM (desenvolvido pelos pesquisadores da universidade). O objetivo é desenvolver um módulo interativo para manipulação de moléculas em 3D utilizando o VMD (Visual Molecular Dynamics). Estou trabalhando com a linguagem Tcl/Tk para interagir com o VMD. Depois das alterações na molécula é preciso, ainda, enviar as informações dessa molécula (descritores moleculares) para um sistema de ILP (Inductive Logic Programming) para mineração dos fragmentos químicos. Para que o sistema de ILP possa funcionar corretamente, além de um bom dataset, é preciso construir regras e fatos utilizando a linguagem Prolog, por isso, tenho estudado bastante essa linguagem também.

O que torna esse trabalho extremamente prazeroso é a quantidade de técnicas e conhecimentos envolvidos.


That’s all folks!


Abraços.

Nenhum comentário: