terça-feira, 1 de julho de 2008

FEUP









Olá pessoal!
Vou escrever algumas linhas sobre a FEUP, a faculdade onde estou trabalhando.
A FEUP é a Faculdade da Universidade do Porto que se dedica à área de engenharia. A faculdade disponibiliza seis cursos de graduação (aqui chamadas de licenciaturas): Engenharias Civil, Minas e Geoambiente, Eletrotécnica e Computação, Mecânica e Química. Vinte e seis cursos de Mestrado, entre eles o Mestrado em Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes e dezoito cursos de Doutorado, com alguns destaques como os Programas Doutoral em Engenharia Biomédica, Engenharia de Computadores e Bioengenharia. A FEUP conta também com três fortes parcerias que, atraem estudantes de doutorado e pós-doutorado, com as universidades americanas MIT (http://www.mitportugal.org/), CMU (http://www.cmuportugal.org/) e UTA (http://www.utaustinportugal.og/), todas nas áreas de tecnologia.
A FEUP possui vinte e quatro Unidades de Investigação (centros de pesquisa) que abrigam pesquisadores de vários países e diversas áreas de conhecimento. O LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados), onde estou trabalhando, é uma dessas unidades de pesquisa. A FEUP possui fortes estratégias de internacionalização que visa aumentar o número de alunos e pesquisadores estrangeiros, inclusive porque os docentes e pesquisadores da FEUP há muito publicam em revistas internacionais e apresentam e publicam seus trabalhos em conferências internacionais.
A estrutura aqui na FEUP é excelente. Não só pela formação e disponibilidade dos professores que lecionam na faculdade, mas também pelos vários laboratórios que possuem ótimos equipamentos, sem contar a biblioteca que possui uma estrutura fantástica. O acervo na área de computação é super atualizado, encontrei ótimos livros que figuram entre os mais citados, além das bases de dados bibliográficas virtuais, praticamente todas que conheço e outras que passei a conhecer depois que cheguei aqui. Tenho acesso, no laboratório, a milhares de publicações.
Os cursos são de tempo integral, os alunos estão praticamente o dia todo na universidade, ou tendo aulas, ou estudando na biblioteca ou laboratórios. Nota-se um comprometimento bastante sério em relação aos estudos e a pesquisa de modo geral.
O ambiente, sem dúvida, é excelente, o que acaba facilitando bastante o trabalho de pesquisa.
Para saber mais sobre a FEUP acessem o site http://www.fe.up.pt/

Até a próxima.

Nenhum comentário: