quarta-feira, 30 de julho de 2008

Praias





Saudações!
Como sabem estamos em pleno verão aqui na Europa, mas confesso que as temperaturas, pelo menos aqui no Porto, não estão muito elevadas. A localização da cidade faz com que as temperaturas sejam amenas, no entanto, tivemos dias com temperaturas em torno de 32 a 33 graus. Apesar do calor durante o dia, as manhãs e as noites são muito agradáveis, com temperaturas amenas.
Bem, como não podia ser diferente a praia é, sem dúvida, um dos lugares mais procurados. Ao longo da costa do Grande Porto (região metropolitana do Porto) existem várias praias, todas com pequenas extensões, e "coladas" umas as outras. Isso facilita bastante o acesso as várias praias, já que há passarelas e calçadões ligando todas as praias. Basta, então, escolher uma praia como ponto de partida e caminhar para conhecer as demais.

Como moramos no centro da cidade, precisamos pegar o ônibus (o autocarro, como é chamado por aqui) para ter acesso às praias. Aliás, são vários que fazem esse trajeto com freqüência de 15 minutos. Por falar em ônibus, o transporte público aqui no Porto é excelente. Seja de ônibus ou metrô é muito tranqüilo e confortável utilizar o sistema público de transporte.
Vamos com freqüência a praia de Matosinhos que fica bem próxima ao conhecido Castelo do Queijo, ponto turístico e de referência das praias. Outra praia que gostamos muito é a de Espinho. Uma praia ampla e muito bonita que fica na cidade de mesmo nome (Espinho). As praias são muito freqüentadas e muito democráticas também. As pessoas vão a praia da maneira como acharem melhor; roupa de banho, calça jeans, moleton, etc.
As praias apresentam quase sempre complexos rochosos deixando a paisagem muito bonita. As areias não são tão finas e brancas como as que encontramos no Brasil e a água......bem, a água, definitivamente não é muito quente......rsrsrsrs. Pelo menos aqui no norte do país, porque dizem que no sul as águas são mais quentes. Quando tivermos oportunidade vamos lá conferir.
O importante é aproveitarmos o resto do verão, afinal de contas o mês de agosto está chegando e promete ótimos dias de praia.

Um forte abraço.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

LIAAD




Olá pessoal.

Bem, hoje o dia amanheceu chuvoso aqui no Porto. A temperatura caiu bastante em relação aos últimos dez dias. O dia está ótimo para o trabalho. Por falar em trabalho, vou falar um pouco sobre o Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados - LIAAD.

O LIAAD foi fundando em 1988 com o nome de LIACC (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação). O laboratório conta hoje com 28 pesquisadores efetivos, sendo 15 doutores e os demais alunos de doutorado, além de vários outros pesquisadores colaboradores, de outras universidades. O Laboratório é coordenado pelo Dr. Pavel Brazdil, professor catedrático da Universidade do Porto.
O foco da pesquisa, aqui no laboratório, é Machine Learning. Mas, algunas áreas de pesquisa acabam se destacando: Data Mining and Decision Support, Modeling Dynamic Systems, Advanced Techniques in Data Mining and Data Analysis, Data Mining for Text and Web.

O ambiente de trabalho no laboratório é excelente. Sem falar na estrutura (computadores, livros, equipamentos diversos e demais recursos). O laboratório, através dos seus pesquisadores, participa ativamente de várias conferências e congressos nacionais e internacionais. Há um número bastante expressivo de publicações, o que acaba elevando o conceito do laboratório junto a universidade e conseqüentemente junto a Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal.

Tenho passado boa parte do meu tempo no laboratório e, às vezes, em casa no que eu chamo de “mesa de trabalho”. Nos últimos dias tenho trabalhado no desenvolvimento de um módulo do software LogCHEM (desenvolvido pelos pesquisadores da universidade). O objetivo é desenvolver um módulo interativo para manipulação de moléculas em 3D utilizando o VMD (Visual Molecular Dynamics). Estou trabalhando com a linguagem Tcl/Tk para interagir com o VMD. Depois das alterações na molécula é preciso, ainda, enviar as informações dessa molécula (descritores moleculares) para um sistema de ILP (Inductive Logic Programming) para mineração dos fragmentos químicos. Para que o sistema de ILP possa funcionar corretamente, além de um bom dataset, é preciso construir regras e fatos utilizando a linguagem Prolog, por isso, tenho estudado bastante essa linguagem também.

O que torna esse trabalho extremamente prazeroso é a quantidade de técnicas e conhecimentos envolvidos.


That’s all folks!


Abraços.

domingo, 20 de julho de 2008

Aveiro




Olá pessoal!
Por aqui continuamos todos muito bem. Mais um final de semana e fomos passear um pouquinho pra variar. Dessa vez resolvemos visitar a cidade de Aveiro que fica a 68 km do Porto e que, de trem, leva cerca de 30 minutos e custa apenas 2,15 euros a passagem. Saímos no sábado pela manhã com um dia espetacular. Viajar de trem é sempre muito agradável, os trens são confortáveis, muito limpos e seguros. Sinceramente, lamento muito que o nosso país não tenha investido nesse tipo de transporte.
Bem, Aveiro é uma cidade pequena mas como todas as cidades que já visitamos por aqui, tem seu charme. Aliás, Aveiro é chamada por aqui de Veneza Portuguesa, devido ao canal, conhecido como a Ria de Aveiro, e aí vai uma aula de geografia, ficamos sabendo que ria é uma configuração geográfica resultado do recuo do mar . Esse canal estende-se paralelamente ao mar, numa distância de 47 km e possui várias pontes com a mesma arquitetura das pontes encontradas sobre os canais de Veneza. E como não podia faltar, você pode passear de barcos característicos conhecidos como moliceiros.
Aveiro também tem uma opção bastante interessante para moradores e visitantes. Logo que chegamos na estação de trens andamos cerca de 5 minutos e fomos a um local conhecido como "Loja da Buga" no centro da cidade. Nesse local você encontra a famosa "BUGA" (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro). Então, você chega lá, deixa um documento de identificação e pega uma bicicleta com uma única condição, devolvê-la até às 19h. Eles ainda fornecem um cadeado para você "estacionar" a sua bike com maior segurança.
Aí começa a diversão! Descobrir Aveiro de bicicleta. Visitamos todos os locais mais interessantes da cidade com as nossas bikes. Na hora de almoçarmos deixamos as bicicletas em um dos vários locais específicos para estacioná-las e depois do almoço voltamos a pedalar. Aliás, mais um almoço com característica portuguesa. Experimentamos o bacalhau com natas. Hummm....muito bom!

Conhecer o parque da cidade pedalando é demais. Aproveitamos também para pedalar no Campus da Universidade de Aveiro, aliás um local muito bonito. Percorremos a Ria de Aveiro, cruzando suas pontes, toda de bike.

E isso aí, mais uma cidade no nosso "currículo". Visitar Aveiro foi muito bom!

Abração.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Universidade de Coimbra


Saudações portuenses!
Mais uma viagem de trabalho. Na última segunda-feira estive na Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt). Já estivemos na cidade de Coimbra em maio, a cidade é muito agradável com ares de cidade universitária.
Mas, desta vez, fui a Coimbra para me reunir com o Dr. Rui Brito, coordenador do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (http://www.uc.pt/fctuc/dquimica/nmrccc) do Departamento de Química da universidade. A reunião tinha por objetivo traçar alguns passos para o meu projeto de pos-doc. Estiveram presentes o Dr. Rui Brito, o Dr. Rui Camacho (meu supervisor) um doutorando (Carlos) da Universidade de Leeds (http://www.leeds.ac.uk/) e eu.

Foram feitas algumas considerações sobre os problemas enfrentados pela Industria Farmaceutica no desenvolvimento de novos medicamentos, mais conhecido na literatura como drug design ou drug development. E, constatou-se que, além do clássico problema da definição do relacionamento entre estrutura-atividade de proteínas (SAR), a identificação da toxicidade dos fármacos é um dos pontos-chave no processo de desenvolvimento.

Então, a idéia é aplicar técnicas de machine learning na predição da toxicidade de novos fármacos, ou seja, trabalhar na área conhecida como In silico Predictive Toxicology. Como venho estudando, desde que cheguei aqui, a abordagem de programação lógica indutiva (ILP), vamos testar, principalmente, essa abordagem para indução de regras que possam construir hipóteses para explicar o comportamento dessas estruturas moleculares tóxicas.
Aliás, na Universidade de Coimbra, no Laboratório de Computação Avançada, está o Milipeia (http://www.milipeia.lca.uc.pt/pt/milipeia.php), o maior computador nacional de cálculo científico, com 520 processadores.

Bem, agora tenho o problema e a possível técnica de resolução. Só me resta agora estudar muito bem esse problema e construir uma solução satisfatória.
É isso aí, até a próxima.

Abraços.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Universidade de Vigo


Olá pessoal!

Como tenho trabalhado no Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados (LIAAD) da Universidade do Porto sob a supervisão dos professores das Faculdades de Engenharia e Ciência da Computação estou colaborando também com os outros projetos na área de bioinformática, além do meu projeto de pós-doc. Colaborar em outros projetos acaba enriquecendo uma série de conhecimentos que dão sustentação ao meu próprio projeto.

Hoje viajamos até a Espanha para nos reunirmos com pesquisadores da Universidade de Vigo. A intenção é desenvolver projetos na área de bioinformática com o grupo de pesquisa SING (Sistemas Informáticos de Nueva Generación - http://sing.ei.uvigo.es/~riverola/investigacion/sing/sing.php) que é coordenado pelo Dr. Florentino Fdez-Riverola.

A Universidade de Vigo (http://www.uvigo.es/indice/index.gl.htm) possui três centros educacionais nas cidades de Vigo, Ourense e Pontevedra. A faculdade de Engenharia Informática onde o grupo de pesquisa SING está localizado fica no centro de Ourense. Todos esses centros estão situados na região da Galiza situada a noroeste da Espanha, ao norte de Portugal.

Passamos o dia na universidade discutindo possíveis projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto entre as duas universidades (Vigo e Porto). A reunião foi extremamente produtiva, sendo que traçamos três principais atividades que deverão ser iniciadas em setembro. Já que, aqui na Europa, as férias universitárias começam em agosto próximo. O objetivo principal é unir os conhecimentos sobre técnicas desenvolvidas na Universidade de Vigo com a abordagem de resolução de problemas ILP (Inductive Logic Programming) uma expertise da Universidade do Porto.

Em outubro voltaremos a nos reunir em Ourense para avaliarmos o andamento dos projetos. Há muito trabalho a fazer. Portanto, mãos à obra!


Um forte abraço.

domingo, 6 de julho de 2008

Madrid






Saudações pessoal!

Aproveitamos alguns dias de folga para conhecer Madrid. Mais uma viagem inesquecível, a capital espanhola é realmente incrível. O vôo do Porto até Madrid dura apenas 30 minutos e mais uma vez voamos com a Ryanair só que, nesse caso, pousamos no aeroporto Barajas, aquele mesmo que ficou bastante conhecido nos noticiários brasileiros, devido aos vários problemas de deportação de brasileiros há algum tempo. O aeroporto de Barajas tem conexão direta com a rede de Metrô de Madrid que, diga-se de passagem é enorme. Aí tudo fica muito fácil, basta comprar o bilhete (um bilhete para 10 viagens custa 9,70 euros) e se "divertir" procurando as linhas e conexões até chegar na estação perto do hotel que, no nosso caso, era a estação Sevilla. Nos hospedamos no Hotel Santander no centro de Madrid.

Bem, depois de chegar no hotel faz-se o ritual habitual, deixar a bagagem, preparar a máquina fotográfica e a filmadora e sair para explorar a cidade. Chegamos em um dia de verão espetacular, céu azul e temperatura por volta dos 30 graus. Aliás todos dias foram assim. Conversando com as pessoas ficamos sabendo que o verão em Madrid sempre é muito quente, com temperaturas chegando, em determinados dias, a 40 graus.

Decidimos primeiro visitar o Estadio Santiago Bernabéu do Real Madrid. Há uma estação de metrô com o nome do estadio e como o estadio fica afastado do centro fomos de metrô. O estadio é espetacular. Eles montaram uma espécie de palco dentro do estádio, com várias poltronas, cadeiras e mesas em frente a um bar muito legal. Você paga 5 euros para ter acesso com direito a um copo generoso de cerveja e algumas batatinhas para degustar. Esse palco fica num ponto estratégico de onde é possível ter uma visão muito privilegiada de todo o estádio. Então você fica lá, o tempo que quiser, bebendo e aperitivando tendo o estádio todo como cenário. Demais!!!

Visitamos vários lugares maravilhosos em Madrid, desde os pontos turísticos tradicionais -Puerta de Alcalá, Plaza de Toros, Plaza Cibellis, Puerta del Sol, Estação Atocha, Moseo del Prado, Palacio Real, Museu del Jamone (esse é um lugar especial, o Museo del Jamone e o museu do presunto, isso mesmo, lá é possível degustar uma variedade incrível de presuntos e salames. As pessoas entram apreciam o visual dos presuntos expostos por todo o local e ainda podem comer e beber, show de bola!) e o fantástico Parque del Retiro e outros - além de alguns points da noite Madrilenha, como os pubs irlandeses que são imperdíveis. Meia-noite e a cidade fervendo, centenas de pessoas nas ruas, muitas luzes, restaurantes, bares, casas de shows tudo em pleno vapor, a cidade não pára. Por falar na noite de Madrid, às 10h30 o sol estava se pondo, coisas do verão Madrilenho.
Não posso deixar de mencionar também os cafés servidos no famoso Starbucks Coffee. Lá eles servem uma variedade de tipos e sabores de café num ambiente extremamente agradável.

Enfim, passamos ótimos momentos em Madrid, momentos com certeza inesquecíveis. A Espanha é tudo de bom!


Um forte abraço e até a próxima.


terça-feira, 1 de julho de 2008

FEUP









Olá pessoal!
Vou escrever algumas linhas sobre a FEUP, a faculdade onde estou trabalhando.
A FEUP é a Faculdade da Universidade do Porto que se dedica à área de engenharia. A faculdade disponibiliza seis cursos de graduação (aqui chamadas de licenciaturas): Engenharias Civil, Minas e Geoambiente, Eletrotécnica e Computação, Mecânica e Química. Vinte e seis cursos de Mestrado, entre eles o Mestrado em Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes e dezoito cursos de Doutorado, com alguns destaques como os Programas Doutoral em Engenharia Biomédica, Engenharia de Computadores e Bioengenharia. A FEUP conta também com três fortes parcerias que, atraem estudantes de doutorado e pós-doutorado, com as universidades americanas MIT (http://www.mitportugal.org/), CMU (http://www.cmuportugal.org/) e UTA (http://www.utaustinportugal.og/), todas nas áreas de tecnologia.
A FEUP possui vinte e quatro Unidades de Investigação (centros de pesquisa) que abrigam pesquisadores de vários países e diversas áreas de conhecimento. O LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados), onde estou trabalhando, é uma dessas unidades de pesquisa. A FEUP possui fortes estratégias de internacionalização que visa aumentar o número de alunos e pesquisadores estrangeiros, inclusive porque os docentes e pesquisadores da FEUP há muito publicam em revistas internacionais e apresentam e publicam seus trabalhos em conferências internacionais.
A estrutura aqui na FEUP é excelente. Não só pela formação e disponibilidade dos professores que lecionam na faculdade, mas também pelos vários laboratórios que possuem ótimos equipamentos, sem contar a biblioteca que possui uma estrutura fantástica. O acervo na área de computação é super atualizado, encontrei ótimos livros que figuram entre os mais citados, além das bases de dados bibliográficas virtuais, praticamente todas que conheço e outras que passei a conhecer depois que cheguei aqui. Tenho acesso, no laboratório, a milhares de publicações.
Os cursos são de tempo integral, os alunos estão praticamente o dia todo na universidade, ou tendo aulas, ou estudando na biblioteca ou laboratórios. Nota-se um comprometimento bastante sério em relação aos estudos e a pesquisa de modo geral.
O ambiente, sem dúvida, é excelente, o que acaba facilitando bastante o trabalho de pesquisa.
Para saber mais sobre a FEUP acessem o site http://www.fe.up.pt/

Até a próxima.