sábado, 18 de abril de 2009

Biblioteca Municipal






Saudações portuenses!

Bem, por aqui o ditado é "Abril, chuvas mil". E parece-nos que esse ano não vai fugir a regra. A temporada de chuvas começou e ainda deve durar alguns dias, o que torna o guarda-chuva um acessório indispensável. As temperaturas ainda continuam baixas, mas as máximas devem subir um pouco na próxima semana.

Nesses dias chuvosos e temperaturas baixas, nada melhor do que uma boa leitura, a noite, no aconchego do lar. Por falar em leitura, quero compartilhar com vocês algumas informações sobre um dos meus lugares prediletos aqui no Porto. A Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal foi fundada em 1833 e ocupa desde 1842 o local onde funcionava o Hospício dos Religiosos de Santo Antônio (Convento de Santo Antônio). A construção é do século XVIII e, basta entrar, para começar a apreciar a história. Nos claustros as paredes possuem azulejos dos séculos XVI e XVIII que vieram de outros conventos já extintos. No centro do claustro há um bonito jardim e os corredores fazem-nos recuar no tempo, uma mistura de história e cultura nesse espaço emblemático.

Confesso que na primeira vez que entrei na biblioteca fiquei mesmo maravilhado, gosto desses lugares, sinto-me bem. São lugares onde predomina o silêncio, tão escasso nos dias de hoje, onde há livros para todos os gostos, informações diversas, além de transmitir uma tranquilidade que poucos lugares
conseguem fazê-lo.

A biblioteca possui um acervo de 1 milhão e 300 mil documentos. Uma bíblia do século XIII está entre suas preciosidades. Há mais de 20 quilômetros de livros para percorrer e, segundo informações, mais de mil obras chegam quase diariamente às suas prateleiras. Somos frequentadores assíduos da biblioteca, aliás, uma das primeiras coisas que fizemos aqui no Porto, foi pedir o cartão para podermos ter acesso a sala de leitura e empréstimos. Até porque, esse espaço maravilhoso fica cerca de apenas 200 metros da nossa casa. Muito bom!

Grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Max!
Hj, Regina comentou cmg q encontrou seu blog, ela tb está em Portugal. Acessei logo e fiquei mto feliz em saber um pouquinho mais de vc e sua família nesta etapa tão importante das suas vidas.
Mas meu maior espanto foi um trecho dedicado a BIBLIOTECA. Vc aguçou minha imaginação... rsrsrsrs um gde abraço, da colega da BU Unisul. Cris