segunda-feira, 6 de abril de 2009

Passeio por Portugal - II






Saudações portistas!

É isso mesmo, hoje o Porto joga pela Champions League contra o Manchester United. O jogo será na Inglaterra e todos por aqui já estão ansiosos. O jogo será transmitido pela RTP, um dos canais abertos portugueses.

Bem, continuando o relato sobre a nossa última viagem, eu havia dito que o nosso destino depois de Peniche foi Óbidos. Para falar a verdade nem sei como começar a descrever essa cidade-vila. Já tínhamos visto algumas fotos pela internet mas não há comparação possível quando estamos dentro da vila cercada por muralhas. Isso mesmo, a vila está cercada por muralhas do século XIV. É um espetáculo! Quando nos aproximamos da cidade, ainda no carro, a vista já é incrível pois é possível ver o castelo no alto e as muralhas. Demais!

Para entrar na vila, nada de carro, pois só as pessoas que residem no local tem permissão. No entanto, é possível obter uma autorização temporária se ficar em um dos hóteis/pousadas da vila. Foi o nosso caso. Aliás, em algumas ruas nem é possível utilizar carros, pois a largura não permite. A entrada da vila, através da porta sul é simplesmente fantástica, com o interior embelezado com azulejos do século XVIII. A rua principal estava muito movimentada, muitos turistas, principalmente italianos e espanhóis. A sensação de caminhar por aquelas ruas é indescritível. É impossível não nos lembrarmos dos livros e filmes que contam histórias de cavaleiros medievais, que retratam as ruas, casas, tabernas e castelos. E por falar em castelo, o de Óbidos é magnifíco. Hoje é uma pousada. É possível inclusive caminhar pelas muralhas e apreciar, de forma privilegiada, a vista da vila.

Óbidos a noite também é surpreendente. Caminhamos pelas ruas estreitas, sob penumbra, observando as casas, o chão de pedras, e em determinados momentos o silêncio imperava. Pois, como fomos em uma época de baixa temporada não haviam muitas pessoas a noite na vila. Fomos até o castelo a noite para apreciar a iluminação e fomos presenteados com uma bela visão. Como já disse muitas vezes aqui, essa mistura de sensações é impossível descrever. À noite resolvemos tomar uma sangria em uma das tabernas da vila. Iluminada com velas, mobília rústica, paredes e chão de pedras. Lá estávamos nós novamente em um filme ou livro do século XIV. Sensacional! Com certeza, de todos os lugares que já visitamos, Óbidos é definitivamente um dos lugares mais envolventes que já conhecemos. Se vier a Portugal, não deixe de visitar Óbidos.

Mas, nossa viagem tinha que continuar, e nos despedimos de Óbidos e seguimos rumo a região do Alentejo, para a cidade de Évora. Mas isso deixo para uma próxima postagem.

Grande abraço.

Nenhum comentário: