quinta-feira, 23 de abril de 2009

Porto - Um Ano





Saudações lusitanas,

Pois é meus amigos, 365 dias morando no Porto. Isso mesmo, hoje faz um ano desde que chegamos em Portugal. No dia 23 de abril de 2008, às 9h chegávamos no aeroporto Franciso Sá Carneiro, e lembro-me que estava frio e chovia. Hoje, 23 de abril de 2009, o dia esteve ensolarado com temperaturas mais elevadas.

Um dia comum, mas com significado especial. E isso merecia uma pequena comemoração. Foi o que fizemos. Pela manhã, como sempre, fui para o laboratório por volta das 8h. Já havia combinado com a Kenia para almoçarmos juntos e aproveitar para ir aquele "famoso" restaurante que há tempos estávamos querendo ir. Dentre os pratos portugueses que já provamos, faltava o tradicional "Cozido à Portuguesa" e tínhamos informações que o restaurante Adega Vila Meã era um dos melhores para saborear o tal prato. Como o restaurante fica muito próximo ao laboratório esperei pela Kenia para irmos almoçar.

Uma das coisas que aprendemos aqui no Porto é não julgar um restaurante pelo local ou sua fachada. As ruas estreitas e fachadas antigas são muito comuns por toda a cidade, por isso, é um grande erro não aprovar um restaurante analisando apenas o seu exterior. É preciso aqui fazer um mea culpa, pois tenho o hábito de fazer isso no Brasil. Mas posso garantir que não sou o único.

O restaurante é muito aconchegante, pequeno, com bonita decoração e ótimo atendimento. Lá estava o cardápio e o nosso prato com suas opções: 1 dose, 1/2 dose e 1/4 de dose. O que aliás, é como quase todos os restaurantes servem os seu pratos. Você escolhe entre as opções, geralmente uma dose ou meia dose. Pedimos logo 1/2 dose e o dono do restaurante, que também serve os clientes, nos recomendou 1/4 de dose. Confesso que fiquei desconfiado, achando que era pouco :-)

Quando o prato chegou, tivemos a certeza de que a quantidade de comida era suficiente. Eu fiquei imaginando como seria uma dose, algo para 8 pessoas sem exagero. O prato é uma mistura maravilhosa de carnes acompanhada com batatas, cenouras, couve e arroz. Carne de vaca, costela de porco, orelha de porco, bacon, chouriço de carne, morcela, e outras que nem consegui identificar. Um cozido maravilhoso que lembra, em parte, a feijoada brasileira, sem o feijão só com as carnes. Tudo isso regado a um excelente vinho verde branco gelado. Hummm....muito bom!

Pois é, o calendário é um instrumento imprescindível, fazemos tudo, e tudo "gira" em torno de datas, prazos, semanas, meses, semestres, anos, enfim, estamos sempre associando nossos momentos às datas. E hoje, apesar de ser um dia comum como todos os outros, tem um significado especial para nós. É inevitável, somos assim. E quando um ciclo termina, mesmo que seja muito particular e até, porque não dizer, imaginário, algumas questões naturalmente aparecem. Como por exemplo, o tradicional balanço, os pontos positivos e negativos, as conquistas e as decepções, o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor.

E hoje não poderia ser diferente. O balanço foi feito. O saldo? Bem, o saldo é positivo. Não conseguimos enxergar os pontos negativos, as decepções ou o que poderia ter corrido melhor. Tudo, na nossa concepção, foi perfeito. A vida tem nos tratado bem, obrigado :-)

Um ano e contando...the show must go on!

Grande abraço.

Nenhum comentário: