domingo, 5 de abril de 2009

Passeio por Portugal - I





Saudações portuenses!

Bem, estamos de volta ao Porto. Na última quinta-feira saímos para explorar um pouco mais Portugal. Dessa vez, de carro. Alugamos um carro para poder fazer um roteiro um pouco mais audacioso. Aliás, é necessário aqui uma certa propaganda. Alugamos o carro pela Interrent (http://www.interrent.com/) uma empresa low-cost com preços muito bons. No nosso caso, pagamos 21 euros por dia, com 900 km e com algumas garantias incluídas como seguros assistência, roubo, etc.

Saímos na quinta-feira pela manhã rumo a Batalha, uma cidade situada na região conhecida como Ribatejo, famosa pelo Mosteiro Dominicano de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha. Esse mosteiro foi construído para celebrar a vitória dos Portugueses em Aljubarrota. É claro que já visitamos vários outros mosteiros mas é sempre uma sensação diferente quando nos deparamos com uma obra dessa magnitude. É impossível descrever o mosteiro de forma a retratar fielmente a sua grandeza e beleza. A igreja possui cerca de 80m de comprimento e 20m de largura, a altura impressiona. Estar ali dentro nos proporcionou uma sensação de serenidade indescritível. Ficamos um bom tempo apreciando cada detalhe dos vitrais, das paredes e, claro, dos túmulos que estão no interior da igreja. Já tinham nos dito que uma visita ao Mosteiro da Batalha devia fazer parte dos nossos planos aqui em Portugal. Agora posso confirmar essa afirmação e recomendo também.

Quando deixamos a Batalha já era hora do almoço, mas resolvemos comer as nossas sandes (sanduiches) seguindo viagem em vez de almoçarmos na cidade. Afinal de contas, o próximo destino era Peniche no litoral. Peniche é uma pequena cidade rodeada, em parte, por muralhas do século XVI. A praia recortada por lindas formações rochosas e um mar com um verde maravilhoso nos deteve por bons momentos. O vento soprava com uma certa intensidade mas a temperatura estava agradável. Agradável para observar, é claro, apesar do mar a nossa frente estar muito convidativo. Peniche possui também uma Fortaleza que serviu como prisão durante o regime de Salazar.

E a nossa aventura continuou, "pegamos" mais uma vez a estrada que, aliás, merece aqui um comentário. As auto-estradas portuguesas (o equivalente as nossas BRs) são excelentes, impecáveis. Mas isso também tem seu preço, prepare-se para as portagens (pedágios). Mas com certeza valeu cada centavo, pois trafegar por essas auto-estradas é realmente um passeio. Nosso próximo destino era a cidade de Óbidos, muito próxima a Peniche. Por isso resolvemos prosseguir e passar a noite em Óbidos. Mas isso vou deixar para contar na próxima postagem.

Um grande abraço.

Nenhum comentário: