terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa




Saudações portuenses!

É meus caros, a Páscoa já foi. Que loucura, o tempo está voando mesmo! Mas devo dizer que tivemos uma ótima Páscoa. Família reunida, boa mesa, clima maravilhoso, muitas risadas, recordações inevitáveis e tradições interessantes.

Atrevo-me a dizer que a Páscoa, aqui em Portugal, é muito mais festejada do que no Brasil. Quando digo festejada, refiro-me as tradições culturais e à formalidade dos rituais e dos eventos característicos dessa época, que lembram a verdadeira razão da celebração pascal. Não quero passar aqui a imagem do purista ou moralista defendendo as raízes de uma ou outra tradição religiosa ou cultural. No entanto, é impossível não fazer tais comparações.

Acredito que esse forte apego as raízes da tradição cristã deve-se, também, ao fato de grande parte da população portuguesa primar pelos ensinamentos da igreja católica de uma forma, digamos, mais conservadora em relação ao nosso Brasil. O que, nesse caso, na minha humilde opinião, torna esse conservadorismo benéfico. Percebe-se essa tradição cristã-católica lendo os jornais. O jornal português "Público", diga-se de passagem um dos mais conceituados, traduziu em números essa afirmação em junho do ano passado:

“Ser português equivale a ser religioso, e mais concretamente católico: é assim que pensam 68,5 por cento dos cidadãos…”.

Além disso, a Páscoa aqui em Portugal também tem outras características interessantes, como por exemplo, a famosa amêndoa. As amêndoas servem de presente trocado entre as pessoas. Costume que remonta a Idade Média, quando comia-se as amêndoas cobertas com mel. Hoje, há as coberturas de chocolate, hummmm......delícia! Outra tradição é o cabrito assado, prato muito apreciado no almoço de Páscoa, e obrigatório em muitas mesas Portuguesas. Ah, não posso esquecer-me do folar, o tradicional pão da Páscoa.

Bem, na nossa mesa, perdoem-nos os portugueses, optamos pelo bacalhau, dessa vez, gratinado com batatas ao murro. Muito bom! Mas é claro, há uma boa razão para não termos saboreado o cabrito assado. Preciso confessar, que durante os últimos meses, durante quase todos os domingos, saboreamos um excelente cabrito assado em um dos melhores restaurantes do Porto, dos nossos queridos amigos do restaurante Bom Sabor (não estou recebendo nada pelo merchandising...hehehehe, o lugar é muito bom mesmo). Saboreamos o nosso bacalhau regado a um espumante espanhol maravilhoso e, como sobremesa, as amêndoas e o vinho do Porto. Precisa mais??

Foi uma Páscoa para recordar. De tantas outras Páscoas maravilhosas que já vivemos, essa, em especial, ficará guardada nas nossas memórias.


Um grande abraço.


Nenhum comentário: