quarta-feira, 8 de abril de 2009

Passeio por Portugal - III





Saudações portistas!

Bem, não posso deixar de mencionar o grande jogo de ontem entre o Porto e o Manchester United. Grande jogo e grande resultado para o Porto, empate em dois gols. Na próxima semana o jogo será aqui, no Estádio do Dragão, casa cheia.

Continuo o relato do nosso passeio, rumo a cidade de Évora. Deixamos Óbidos e seguimos para a região do Alentejo. A viagem até Évora foi muito agradável. A paisagem modifcou-se desde o momento que cruzamos a ponte sobre o rio Tejo na cidade de Santarém. As planícies alentejanas e lindas paisagens bucólicas enchiam os olhos. Aliás, é preciso dizer que a gastronomia alentejana é excelente, com destaque para os seus ótimos vinhos.

Uma das principais cidades dessa região é justamente Évora. Essa encantadora cidade ganhou notoriedade sob os Romanos e despontou-se na Idade Média como centro de aprendizagem e de artes, inclusive serviu de residência de reis portugueses. A cidade encontra-se entre muralhas romanas, medievais do século XVII. As várias ruas estreitas formam uma espécie de labirinto que fascina seus visitantes. É muito agradável perder-se pelas ruas de Évora, apreciando a arquitetura de suas construções e seus monumentos.

Por falar em monumentos, são mais de 20 igrejas e mosteiros, incluindo a Capela dos Ossos, que pode ser definida como macabra, impressionante, incrível, enfim, são paredes compostas com ossos de mais de 5000 monges, onde os crânios estão dispostos em evidência entre os demais ossos. Incrível mesmo! Destaque também para o templo romano do século II dedicado à deusa Diana, o Convento dos Lóios, hoje uma pousada, a Praça do Giraldo, ponto central da cidade, com restaurantes e esplanadas.

Curtimos muito a cidade, suas ruas históricas, seus monumentos, e por que não falar da simpatia e atenção das pessoas, com destaque para o centro de informações, onde fomos atendidos de forma exemplar e onde foram nos dadas preciosas informações sobre a cidade. Uma particularidade, no nosso caso, é que ficamos em um hotel fora das muralhas, isso acrescentava uma sensação a mais, pois entrávamos e saímos das muralhas todas as vezes que voltávamos para o hotel ou saímos dele para entrar na cidade. Percurso esse que fazíamos a pé devido a proximidade do hotel.

Passamos a noite em Évora para recarregar baterias e seguir viagem no outro dia. Noite agradável e mais alguns passeios pelas ruas de Évora. Outra cidade fantástica. No outro dia cedo tínhamos mais alguns quilômetros pela frente rumo a cidade de Fátima.

Isso conto na próxima postagem.

Grande abraço.

Nenhum comentário: