sexta-feira, 10 de abril de 2009

Passeio por Portugal - IV




Saudações!

As temperaturas, por aqui, resolveram baixar. Hoje a máxima não passou dos 13 graus. Inclusive nas regiões mais altas nevou bastante. Choveu um pouco pela manhã mas no final do dia o sol apareceu para esquentar um pouco. Esse tempo deve parmanecer até a Páscoa.

Bem, ainda relatando o nosso passeio, saímos de Évora em direção a Fátima. Agora faríamos o percurso sul-norte. A viagem de Évora a Fátima foi muito tranquila e agradável, apesar da distância. Mais uma vez as auto-estradas estavam pouco movimentadas com exceção da A1 que, aliás, é a auto-estrada mais longa de Portugal com 301 Km. Muito utilizada pois faz a ligação entre o Porto e Lisboa.

Nosso objetivo em Fátima era conhecer o santuário. Um destino de peregrinação tal como Santiago de Compostela ou Lourdes. As dimensões do santuário impressionam, a começar pela basílica com sua torre de 65m e um recinto duas vezes maior do que o de São Pedro, em Roma. Todo esse magnífico espaço cercado por uma área verde muito bonita, a devoção das pessoas que ali estavam, a tranquilidade do local, o silêncio nos locais de adoração, nos levaram inevitavelmente a um turbilhão de sensações. Seja qual for a sua crença, ou até mesmo a ausência de qualquer uma, é impossivel ficar indiferente a esse ambiente que transmite tanta paz e harmonia.

Nunca é demais relembrar o motivo desse colossal santuário. Em 13 de maio de 1917, Lúcia dos Santos, de 10 anos, e os primos Francisco e Jacinta Marto disseram ter visto uma figura brilhante, a qual acreditou-se ser a imagem de Nossa Senhora. O que ainda ocorreria meses seguidos depois. Os túmulos dos três estão na basílica do santuário. Há também a Capela das Aparições que assinala o local das mesmas. O movimento de fiéis é constante e diário para mostrar sua devoção a Nossa Senhora de Fátima, como ficou conhecida.

Nos arredores do santuário é possível ter uma idéia da transformação que ocorreu na cidade. São centenas de lojas vendendo artigos religiosos, restaurantes, hotéis, farmácias, enfim, com nomes de santos. Tem-se a impressão que a cidade vive exclusivamente em função dos eventos religiosos.

Bem, havia chegado o fim do nosso passeio e voltaríamos ao Porto. Fátima foi a nossa última parada antes de voltarmos para casa. Um passeio, diga-se de passagem, extremamente agradável e prazeroso, o que nos deixou com aquela sensação de "quero mais". Percorremos 955 Km redescobrindo lugares maravilhosos desse país cativante. Demais!

Grande abraço e feliz Páscoa!

Nenhum comentário: